Passeio a pé, hoje, é só o que não falta

Pelo menos três grupos realizam caminhadas pelo Recife, na manhã deste domingo, 5 de maio. O objetivo é sempre o mesmo: evitar o sedentarismo e conhecer melhor a nossa cidade. Caso você queira participar de algum dos passeios, é chegar, se entrosar e sair. Algumas, como o Olha! Recife e o Caminhadas Culturais solicitam inscrições prévias, pelas redes sociais. Mas passeio a pé é como coração de mãe, sempre tem lugar para mais um (ao contrário daqueles em ônibus ou de barco). Nos roteiros há locais históricos, como a Cruz do Patrão (foto), bucólicos (como o Jardim do Baobá) e musicais (com dois concertos incluídos). Veja quais são os percursos  deste domingo, da turma que gosta de andar a pé.

MeninXs na Rua –  Um dos mais ativos grupos de caminhadas no Recife se encontra, hoje, em frente à capelinha da Jaqueira, de onde caminham até o Bairro do Recife Antigo. Vão, também, ao Palácio do Campo das Princesas, onde acontece às 10h mais uma edição do Projeto Música no Palácio, tendo como atração o Quarteto Encore.
Local do encontro: em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Parque da Jaqueira
Horário da saída: 8h

Caminhadas Culturais –  Grupo com presença nas redes sociais – WhatsApp, Facebook e Instagram – e o que mais troca informações históricas sobre a evolução urbana e arquitetura da cidade.  No domingo vai até a Cruz do Patrão (foto), um dos monumentos esquecidos mas icônicos na história do Recife. O percurso passará pela Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal, Rua de São Jorge, Igreja do Pilar, Memorial da Justiça, Forte do Brum, Museu Militar e Cruz do Patrão.
Local do Encontro: Praça do Marco Zero, Bairro do Recife
Horário da saída: 8h
Obs: Levar um quilo de alimento não perecível. Doações irão para o Lar dos Idosos de Guadalupe, Olinda

Grupos de caminhadas pelas ruas do Recife a cada dia crescem mais. E exploram a história e a arquitetura da cidade.

Olha! Recife – Projeto oficial de sensibilização turística do Recife, que realiza semanalmente três passeios, podendo ser de barco, de ônibus ou a pé. Hoje o roteiro será feito a pé, contemplando casarões da Avenida Rui Barbosa (como a sede da Academia Pernambucana de Letras) e o Jardim do Baobá, que fica à margem do Rio Capibaribe, no bairro das Graças.
Local do Encontro: Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Parque da Jaqueira
Horário da saída: 9h

Olha! Recife – Excepcionalmente o Olha! Recife realiza dois encontros,pela manhã.  Talvez você possa fazer os dois, já que cada passeio dura, em média, duas horas. É que nesse domingo, o Projeto Música na Igreja (que ocorre sempre à tarde, na Igreja da Madre de Deus), neste final de semana será pela manhã. E o concerto ocorre na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Soledade.
Local do Encontro: Igreja de Nossa Senhora de Fátima, Rua Oliveira Lima, Soledade
Horário do encontro: 11h

Leia também:
Concerto de música barroca no Palácio
Caminhadas com áudio via WhatsApp
Passeio por 482 anos de história
Caminhadas pelo Brasil e por Pernambuco
Caminhadas com atitude: criado S.O.S para Forte do Picão
Caminhadas com atitude. Que tal?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hans Von Manteuffel e Caminhadas Culturais/ Cortesia

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.