Para compartilhar ideias e natureza

Cada dia mais afastadas do convívio com a natureza – confinadas que vivem em espigões – as crianças têm uma chance de viver o resgate dessa relação que tanto bem fez aos seus pais e avós que, no passado, dispunham de grandes quintais, hoje cada dia mais raros nas metrópoles. No próximo dia 11 de maio (sábado) o Jardim do Baobá vai sediar um evento totalmente voltado para a meninada. É o Encontro Criança e Natureza, com brincadeiras, rodas de conversa, troca de experiências, e ações de estímulo à vida em comunidade. Também haverá piquenique colaborativo, em que o público será incentivado a levar lanche, para compartilhar.

O encontro é iniciativa do Instituto Alana. E no Recife ganha parceria da Inciti – Pesquisa e Inovação para as Cidades, rede de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, que se propõe a incitar novos conhecimentos à sociedade, em busca de soluções criativas que melhorem a vida das cidades. Já o Alana é organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

“Como irão sonhar a cidade que irão criar e o mundo que irão habitar? Nossas crianças precisam ser crianças, precisam brincar livres, descobrir e desobedecer as limitações que lhe são impostas. Este evento promete trazer pessoas para reaprenderem como respeitar a natureza das crianças”.

As inscrições (http://bit.ly/cenrecife) já estão abertas e são gratuitas. O evento tem apoio da Prefeitura do Recife e do Projeto Lindeza. As conversas buscarão sugestões para a construção de uma cidade mais humana e amiga das crianças. “Os encontros regionais têm como objetivo trazer a dimensão intersetorial do tema criança e natureza, além de mapear, integrar e proporcionar a troca de experiência de diferentes regiões, com seus saberes e práticas específicas”, explica Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza.

Circe Gama Monteiro, coordenadora da Incit/Ufpe, chama atenção para a questão do “desemparedamento” da infância, desafio contemporâneo que tem afastado as crianças do espaço público e do contato com a natureza. “Como irão sonhar a cidade que irão criar e o mundo que irão habitar? Nossas crianças precisam ser crianças, precisam brincar livres, descobrir e desobedecer as limitações que lhe são impostas. Este evento promete trazer pessoas para reaprenderem como respeitar a natureza das crianças”, pontua. Dê uma olhada na programação. O toque triste fica por conta das notícias de assaltos, que vêm ocorrendo naquele local tão encantador. É preciso que as autoridades destinem uma melhor segurança para o Jardim.

Leia também:
Ideias por um Recife mais sustentável
O índice de felicidade urbana do Recife
Você está feliz com o Recife?
Dia da criatividade no Recife Antigo
Intervenções por um Recife melhor 

Serviço:
Quando: Sábado, 11 de maio de 2019
Horário: Das 13h às 19h
Onde: Jardim do Baobá, que fica na R. Madre Loyola, Jaqueira, Recife – PE
Inscrições gratuitas: http://bit.ly/cenrecife
Informações: info@inciti.org | 3037-6689

Programação:
A partir das 13h

Acolhimento com mesão de frutas
14h às 18h
Atividades de Brincar Livre com Projeto Lindeza + Ribe e Os Aventureiros do Capibaribe
15h às 16h30
Roda de conversa: Cidade e Natureza: Como promover territórios de brincadeira e aprendizagem?Com Hildemarcos Florêncio (Projeto pedagógico Escola Humberto Castello Branco); Célia Santos (Fórum em defesa da educação infantil de Recife e Pernambuco); Rogério Morais (Diretor Executivo de Gestão Pedagógica da Prefeitura do Recife)
16h45 às 18h15
Roda de conversa: Como tornar a cidade viva para as crianças?
Guilherme Calheiros (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife); Ana Carolina Perrusi (Centro de Educação UFPE); Lucas Izidoro (Coletivo Massapê); Geovane dos Santos Ribeiro (estudante e morador da Vila Santa Luzia)
18h15 às 19h
Encerramento

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Inciti

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.