O frevo “mexe com tudo” no Paço

Um dos equipamentos mais queridos da população do Recife, o Paço do Frevo está movimentado no final de semana. A programação começa na sexta-feira (26), ao meio dia  com o Projeto do Frevo, que oferta apresentações instrumentais e gratuitas para o público, exaltando mais do que tudo o ritmo pernambucano. A atração da vez é  o guitarrista, compositor e instrumentista Júnior Xanfer, que se apresenta no Malakoff Café. A entrada é gratuita.

Canhoto e autodidata, Xanfer (foto ao lado) promete apresentar um cardápio musical variado, com trabalhos autorais e de músicos que admira, como Egberto Gismonti e Guilherme Kerr. “Coloco minha identidade, aliada a experimentos rítmicos do frevo, samba, jazz e música latina”, explica o artista, cujo contato com os sons começou cedo: aos cinco anos. Aos 17, já atuava como guitarrista profissional. Depois, excursionou pelo Brasil e pelo exterior.

Xanfer integra a Traversal Frevo Orquestra e a banda que acompanha o cantor Geraldo Azevedo. Admira muito o frevo, mas se reserva o direito de recriá-lo. “O mais importante foi me sentir livre para tocar do meu jeito, utilizando o ritmo de minha terra além de paradigmas estabelecidos e com muito carinho”, diz. No sábado (27), o Observatório do Frevo apresenta o tema Roda e avisa: O frevo na rádio, TV e internet, às 15h, no 3º andar do Paço.

O acesso é gratuito e terá a participação de Patrick Torquato, radialista da Frei Caneca FM e DJ; Bianka Carvalho, jornalista da Rede Globo Nordeste. A mediação é de Otávio Bastos (foto,com sombrinha na boca). Ele é passista, professor e idealizador do canal de YouTube Mexe com Tudo. “É uma conversa de quem faz rádio, TV e internet sobre o frevo e de como ele tem chegado nesses lugares. Também vamos refletir sobre como podemos ir além do que se tem feito. Como a gente pode conseguir se conectar de uma forma mais potente”, conta Bastos, que é discípulo do lendário Nascimento do Passo. Foi com esse mestre que Otávio desenvolveu sua paixão pelo frevo. Em 2018, o canal Mexe com Tudo conquistou o Prêmio Ayrton Almeida de Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural, na categoria Promoção e Difusão.

Leia também:
Paço do frevo tem gestão temporária
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
Domingo de rodas de frevo no Recife
Elefante no Paço do Frevo em janeiro
Paço do Frevo  100 por cento mulher

Serviço
Hora do Frevo com Júnior Xanfer
Sexta-feira, 26, ao meio-dia
Onde: Malakoff Café do Paço
Acesso gratuito

Observatório do Frevo
Tema: Roda e avisa: O frevo na rádio, TV e internet
Com Patrick Torquato, Bianka Carvalho e Otávio Bastos
Onde: 3º andar do Paço do Frevo
Acesso Gratuito 

Paço do Frevo
Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife.
Horário de funcionamento: Terças a sextas, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 18h; Fechado às segundas
Entrada: R$ 10 e R$ 5 (meia). Gratuito às terças-feiras
Telefone: (81) 3355-9500
Site: www.pacodofrevo.org.br

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.