Ogum, Coco, griô e maracatu no Pátio

Hoje é dia de Terça Negra no Pátio de São Pedro, quando se celebra a cultura com origem africana. O evento é iniciativa do Movimento Negro Unificado, e a edição desse dia 23 tem maracatu, coco e rap. As apresentações começam às 19h, e o acesso é gratuito. O homenageado da noite é o orixá Ogum, que equivale a São Jorge, no sincretismo religioso.

Ogum é um dos principais orixás cultuados na umbanda, sendo patrono de uma das sete linhas. Na mitologia iorubá é ferreiro, senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia. A noite tem participação especial de Zeca do Rolete, mestre com mais de 50 anos de dedicação ao Coco de Roda, mas que só em 2011 conseguiu gravar seu primeiro CD.

Os primeiros a subir ao palco, às 19h, serão os Pregadores do Rap. Depois deles, às 20h, apresenta-se o Maracatu Ogum Onilê. O evento segue com show da banda Vôte o que é isso, e acaba com apresentação de Zeca do Rolete, griô e um dos maiores mestres do coco de roda pernambucano. O griô é uma espécie de sábio de sua comunidade, que preserva e transmite a história e a memória do seu grupo. Realizada uma vez por mês, a Terça Negra tem com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Núcleo da Cultura Afro-brasileira.

Leia também:
Terça feira de afoxês e maracatus
Terreiros ganham ruas
A missão de Pai Jefferson Nagô
Ojás contra o racismo religioso
Ervas sagradas ganham sementeiras
Sítio Trindade ganha gastronomia afro
De Yaá a Penélope africana

Serviço:
Terça Negra em homenagem a Ogum
Data: Terça-feira (23)
Local: Pátio de São Pedro, Bairro de Santo Antônio
Horário: 19h
Entrada franca

Programação
19h – Pregadores do Rap
20h – Maracatu Ogum Onilê
21h – Vôte o que é Isso
22h – Zeca do Rolete

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.