A presença estrangeira na nossa história

Normalmente o #OxeRecife reserva as quintas-feiras para anunciar a programação do Projeto Olha! Recife. Mas como vocês podem observar, a iniciativa foi antecipada para essa terça-feira (23). E isso tem sua razão de ser. É para que vocês se programem a tempo para fazer o roteiro do CurioCidades, um criativo braço do Olha! Recife, que tem mais uma edição na quarta-feira (24). Dessa vez com o tema Nações do Recife, que terá a participação de atores. Eles mostrarão diversos atrativos – prédios, monumentos, estátuas da nossa capital – contando a ligação de cada um com outras nacionalidades. Por exemplo: a presença inglesa na sede da antiga Western Telegraph (na Praça do Arsenal), dos judeus (na Rua do Bom Jesus), ou dos portugueses (na Rua do Imperador). O ponto de encontro é às 14h de amanhã, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. As inscrições para esse passeio já estão abertas, no site www.olharecife.com.br.

No sábado (27), há duas programações. Uma a pé, pela manhã. Outra, à tarde, de ônibus. Na primeira, o Olha! Recife estará no foco da presença estrangeira da cidade, no século 17, mostrando a herança da ocupação holandesa. Este circuito é realizado em parceria com o Consulado da Holanda e vai levar os participantes ao Museu a Céu Aberto, Rua do Bom Jesus, Cais da Alfândega, Ponte Maurício de Nassau, Praça da República, Palácio do Campo das Princesas, Palácio da Boa Vista e Forte das Cinco Pontas. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal. O percurso será a pé. No mesmo sábado, um passeio de ônibus conduzirá os inscritos para dois museus da cidade. A primeira parada será no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte (recomendo). Depois o grupo segue para o Museu Murillo La Greca, no Parnamarim, espaço que comporta um acervo de 1,4 mil desenhos  com técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea. Interessante. O La Greca é um dos museus mais descolados do Recife. O ônibus sai às 14h, da Praça do Arsenal.

O domingo (28), será de contemplação das arquiteturas da área central do Recife. O outro roteiro a pé será no domingo (28) e terá o tema Nichos, Figuras e Relevos.  A caminhada será em homenagem a Luiz Almeida, assíduo participante dos grupos que exploram o Recife a pé, e que morreu no início do mês, deixando um acervo de fotografias que documentam a arquitetura da cidade. O tour será para observar o que muitas vezes passa despercebido aos olhares apressados da população. Olhando para o alto, os inscritos vão poder conhecer detalhes nas decorações das fachadas, nichos e platibandas de diversas edificações. Na rota estão o prédio da antiga Livraria Continental, Igreja Madre de Deus, Paço Alfândega, Palácio da Justiça, Edifício Ouro Branco e outras edificações. A saída será às 9h, da Praça do Arsenal. As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br. Para o tour CurioCidades, o cadastro já está disponível. A partir da sexta-feira (25), ficam disponíveis os outros passeios. Todos os roteiros contam com guias de turismo e são gratuitos. É solicitado que os participantes levem 1kg de alimento não perecível.

Leia também:
CurioCidades do Recife no sábado
CurioCidades no Olha! Recife. Vamos?
Olha! Recife tem bike, museu e Nassau

SERVIÇO
CurioCidades (quarta-feira)
Tema: Nações do Recife
Dia: 24/04
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha Recife a pé (sábado)
Tema: Recife Holandês
Dia: 27/04
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha Recife de ônibus (sábado)
Tema: Museu do Homem do Nordeste e Museu Murillo La Greca
Dia: 27/04
Hora:14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha Recife a pé (domingo)
Tema: Nichos, figuras e relevos (Caminhada Luiz Almeida)
Dia: 28/04
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Marcos Pastich/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.