Parem de derrubar árvores (173)

Em sua campanha #ParemDe DerrubarÁrvores, contra a motosserra insana – que não cessa de fazer novas vítimas no Recife –  o #OxeRecife lamenta informar que encontrou mais duas provas do arboricídio, que tanto maltrata o verde de ruas, parques, praças e jardins da nossa cidade. Em pouco menos de 200 metros de extensão, testemunhamos mais dois troncos guilhotinados na Zona Norte do Recife.

Eles ficam na Estrada do Arraial, uma das principais vias do populoso Bairro de Casa Amarela, onde a única grande área verde se resume ao Sítio Trindade, onde também pelo menos dez árvores já foram guilhotinadas e permanecem sem oposição. No caso daquela artéria, um dos “tamboretes” fica em frente ao Espaço Arraial, na calçada do lado direito, no sentido centro-subúrbio. A outra está na mesma calçada, porém em frente à Associação de Pais e Amigos de Crianças Excepcionais- Apae.

Em menos de 200 metros de distância, há duas vítimas de arboricídio na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, Zona Norte.

Dizem os órgãos públicos responsáveis pela arborização do Recife que a cada árvore erradicada, duas são plantadas. Mas não há um mapeamento que indique essa árvore X foi plantada em tal bairro para compensar a árvore Y que foi erradicada. Além disso, é o local onde a árvore foi tirada que se ressente do calor imposto pela sua retirada. Como costumo caminhar pelo Recife, posso dizer, com segurança que muitas, mas muitas mesmo, das árvores sacrificadas ficam sem reposição no local de origem.

Em rua próxima à minha residência, por exemplo, no Bairro de Apipucos,  foram sacrificadas duas acácias. Nunca apareceu ninguém para substituí-las por plantas mais indicadas para uma via estreita. Uma foi condenada por estar com cupins (nunca recebeu tratamento para a praga) e a outra teve poda equivocada, ficou com pelo maior para um lado, e uma moradora temia que ela tombasse sobre sua residência. Quando a empresa que faz os cortes chegou, disseram os homens da motosserra que tinham ordem para cortar tudo. Não permiti a erradicação de dois pés de pau-brasil nem de uma acácia que ficam ao lado de minha casa. No momento, os três precisam de poda. Mas erradicar… só em caso de extrema necessidade.

Leia também:
Coca-Cola planta 600 mil árvores
Por um milhão de árvores na Amazônia
Recife ficará mais verde até 2021
Parem de derrubar árvores (171)
Parem de derrubar árvores (169)
Parem de derrubar árvores (166)

Texto e fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.