Maísa e dois Rodrigos: Álgebra musical

Hoje tem muita gente na estrada. Mas quem vai ficar pelo Recife – além das encenações de dramas sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo – tem uma opção musical, no Poço das Artes, no Poço da Panela, onde se apresenta o Álgebra Trio, que faz fusão de música oriental e ocidental, com instrumentos árabes ancestrais. A apresentação tem início às 20h30m dessa quinta-feira, e o couvert é R$ 15 em espécie.

O Poço das Artes tem movimentado as noites do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, marcando presença, sempre, com música de qualidade. A casa fica na Rua Álvaro Macedo, 54. A via é a mesma da icônica venda de Seu Vital, bem pertinho da Igreja de Nossa Senhora da Saúde. A palavra Álgebra vem do árabe. Segundo os músicos que integram o trio, significa conexão, complementação, reunião, juntando as partes quebradas.

“Imortalizada na matemática, a expressão aqui é ganha novo significado, musical e culturalmente”, dizem Maísa Nascimento (violino), Rodrigo Félix (percussão) e Rodrigo Gondão (Oud). O trio surgiu de reunião/ conexão entre eles. E construiu seu repertório baseado em referências musicais de várias culturas, “reconfigurando-se a partir das nossas próprias vivências”. Dizem que a pesquisa do grupo se inicia “buscando reconhecer uma de nossas ancestralidades mais esquecidas, aquela árabe/ oriental”.  E vão mais longe: “A música nordestina tem sim em sua herança, resquícios da influência árabe, seja nos aboios, nas escalas, nos ritmos e até mesmo em alguns instrumentos”, destacam. Vamos conferir?

Leia também:
Poço das Artes movimenta Zona Norte
Música sem fronteiras no Poço das Artes
Poço das Artes: sanfona, viola e violão
Mamulengo, fado, choro e economia criativa no Poço das Artes
O Poço das Artes de Clarissa Garcia

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Álgebra Trio

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.