Timbu dá cria em motor de carro

Pensem em um bichinho treloso. E brabo. Assim é o timbu, também conhecido como gambá. E pelo visto, astucioso. Ou melhor, astuciosa. Nesta semana, uma advogada ouviu um barulho estranho no motor do seu carro, um Celta, quando tentava dar partida. Ao abrir o capô, deparou-se com uma cena inusitada: uma fêmea, com quatro filhotes na bolsa, não deixava ninguém se aproximar dela nem das crias. Claro, a marsupial estava tentando defender a prole. Temendo que a família  fosse ferida, a advogada telefonou para a Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh), pedindo que socorresse os animais.

O mamífero estava estava escondido há mais de um dia no motor de um carro, em Boa Viagem. Com muita paciência e técnica, funcionários da Cprh resgataram o animal e os filhotes. A operação durou quase meia hora.  A advogada – que não quis revelar o nome – informou que havia visitado uma tia, naquele bairro, Zona Sul do Recife.  Na volta, foi surpreendida com o barulho do timbu, após ligar o carro. Diante da situação, e com receio de que o animal sofresse algum ferimento,  ela ligou para algumas instituições e recebeu a sugestão de deixar o carro parado um tempo, pois certamente o animal sairia.

Mas sair… nem pensar. O animal se achava protegido ali dentro, com certeza.  Após seguir a orientação, a advogado só retornou para pegar o veículo 24 horas depois.  E aí teve nova surpresa: o timbu continuava no mesmo local, sem arredar o pé, sempre disposto a proteger os filhotes. Foi então que, após contato com o Corpo de Bombeiros, foi aconselhada a levar o veículo à sede da CPRH, para que o animal fosse recolhido. Após algumas tentativas sem sucesso, o marsupial foi resgatado pelos agentes ambientais, que usaram um fio para prender o bicho, depois de retirar parte do painel externo do veículo, abaixo do para-brisa.  Em boas condições, o timbu – com os filhotes – foi solto em área de manguezal do Recife, onde provavelmente saberá defender as crias com a mesma garra.

 

Veja o vídeo do resgate, feito pela Cprh:

Leia também:
O timbu, a coruja e a cobra coral
Não mate timbu, primo do canguru
Não confunda rato com timbu, que é marsupial e semeador
Carinho com timbu
Timbu briga com perua por comida

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto e vídeo: Cprh/ Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.