Curso de olho na sustentabilidade

Que tal ser um gestor, sem perder o foco da sustentabilidade? Até o próximo dia 12 de abril, estão abertas as inscrições para o Curso Sustentatibilidade Socioambiental com a A3P na Prefeitura da Cidade do Recife, que está sendo oferecido pelas Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e  de Educação da nossa cidade. O curso é à distância e de graça, com carga horária de 40 horas. E, apesar do nome, é voltado não só para servidores da PCR mas para o público em geral.

O objetivo do curso é sensibilizar e capacitar agentes transformadores para a adoção de práticas administrativas pautadas na gestão do uso, produção, aquisição de recursos e contratação de serviços e obras de maneira mais sustentável. E ainda na redução de gastos públicos e na melhoria da qualidade de vida dos servidores, requisitos fundamentais da A3P. As vagas somam 200, com cadastro de reserva par as próximas edições. O curso tem início em 15 de abril, com direito a certificado.

O curso terá quatro módulos: A Questão Ambiental: Conhecimentos Básicos Preliminares; Programa A3P; Implantação do Programa A3P; Construindo a Gestão Participativa A3P. Para os que não sabem: a A3P é o principal programa de gestão socioambiental na administração pública no país. Foi criado em 2001, e até hoje é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente- MMA, que o criou. Tem sido implementado por diversos órgãos e instituições das três esferas de governo, no âmbito dos três poderes e pode ser usado como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade.

Diante da importância que as instituições públicas possuem em “dar o exemplo” para redução de impactos socioambientais negativos, a A3P foi estruturada em seis eixos temáticos prioritários:  Uso Racional dos Recursos Naturais e Bens Públicos,  Gestão Adequada dos Resíduos Gerados (lixo), Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho,  Sensibilização e Capacitação, Licitações e Compras Sustentáveis, Reformas e Construções Sustentáveis. Na semana passada, houve um seminário, também promovido pela Sesma, para otimizar a arborização do Recife. Apesar dos problemas com a sustentabilidade no Recife – gestão inadequada do lixo, eliminação exagerada de árvores, falto de saneamento – o #OxeRecife aplaude qualquer iniciativa que vise uma maior sustentabilidade para o Recife, para Pernambuco, Brasil. Enfim, para o mundo.

Leia também:
Recife ficará mais verde até 2021

Serviço:
Curso a distância: Sustentabilidade Socioambiental com a A3P na Prefeitura da Cidade do Recife
Inscrições: até 12 de abril
Início das aulas: 15 de abril

Link para inscrição: http://www.recife.pe.gov.br/eadrecife/?q=gallery/sustentabilidade-socioambiental-na-prefeitura-da-cidade-do-recife

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.