Verdade ou fake, 50.000 novas árvores?

“É verdade ou é primeiro de abril?” Foi assim que a leitora Érika Porciúncula reagiu à notícia publicada no #OxeRecife, segundo a qual nossa cidade ganhará 50.000 árvores nos dois anos que restam de gestão. Penso que, “escaldadas” com o avanço do arboricídio no Recife, muitas pessoas nem mais acreditam que esse plantio realmente ocorrerá. Eu, no entanto, prefiro ter pensamento positivo, pois do jeito que está a situação da derrubada de árvores, a cidade precisa, é claro, de uma recompensa. Ou melhor, de compensação, como se afirma entre os ambientalistas.

Vários leitores se mostraram céticos quanto à promessa feita nesta semana pelo Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, que assegura fazer “em dois anos, o que não foi realizado em seis”, conforme informou a esse Blog. “Espero que não seja uma propaganda enganosa”, afirma Fábio Leão.  Para o arquiteto e urbanista Noé Rego Barros, a simples distribuição de mudas nas calçadas, parques e ruas do Recife não resolve. “O negócio não é só plantar, tem que cuidar para vingar”, diz. E acrescenta: “Não é só fazer contrato de plantio”.

Ele está certo. A gente vê muitas mudas secando, sem uma folha sequer, e o Parque Urbano da Macaxeira (foto)  é um bom exemplo disso. Muitas das plantas ali  recentemente cultivadas já morreram por falta de cuidado. Há algumas  das quais só restam os gravetos de pé. Outras, nem isso. O leitor Marcelo Menezes reclama do modelo de arborização adotado no Recife. “Só fazem promessa para o futuro derrubando o presente”, provavelmente referência às árvores eliminadas da paisagem, ação que deu o mote “ParemDeDerrubarÁrvores , para nossa campanha em defesa do verde aqui no Recife.

Alexandre Amorim acredita que a iniciativa anunciada pelo Secretário de Meio Ambiente “é uma forma de compensar o que já cortou”. Já Carmen Lúcia Freitas Rodrigues preferiu acreditar na promessa feita pelo Secretário: “assim espero”. Rômulo Lapa Gama ironizou a iniciativa do titular da pasta, que chegou o governo estadual na última reforma do secretariado realizada pelo Governador Paulo Câmara: “ De quem é a sementeira? Esse secretário entende tudo de meio ambiente e sustentabilidade”, ironizou. A informação sobre o plantio de 50.000 árvores foi dada pelo próprio Secretário, ao #OxeRecife, durante  Seminário de Arborização Urbana para a Agenda Climática, realizado no auditório da Fafire, no Recife.

Leia também:
Recife: 4000 novas árvores em 2018?
Quatro mil árvores eliminadas no Recife?
Recife ficará mais verde até 2021
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Lei para conter arboricídio
Compensação pelo arboricídio
Resistência: não ao arboricídio 
Parem de derrubar árvores (127) 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.