Aprenda cerâmica com Micaella

Boa opção terapêutica e também um tipo de artesanato com muita demanda no mercado – principalmente entre os decoradores – a cerâmica é o tema de curso básico que ocorre entre abril e junho, no Museu do Estado de Pernambuco, no bairro das Graças. As aulas serão ministradas pela arte educadora Micaella Alcântara (foto), e começam no próximo dia 5 (sexta-feira).

O foco principal é introduzir nessa arte quem nunca teve contato com a argila. As principais técnicas da fabricação da cerâmica serão apresentadas em 13 encontros, sempre as sextas-feiras, das 14h às 17h. Os interessados em participar já podem se inscrever indo presencialmente ao equipamento cultural. O preço, no entanto, não é barato: R$ 350 a mensalidade (embora tenha todo o material incluído).

O primeiro módulo vai abordar o pinch, técnica que modifica a forma do barro e desenvolve as experimentações do tato. Ao longo do mês de abril, serão trabalhados prato e bowl, engobes coloridos – usado na peça crua para colorir, decorar e impermeabilizar; e o esgrafido, que ensina o desenho na cerâmica. “Vamos trabalhar a parte teórica e a prática, além das fases do processo cerâmico, que vai da modelagem em argila até a cerâmica vitrificada”, explica a arte educadora Micaella Alcântara.

Em maio, os participantes vão aprender sobre a construção de carimbos para impressão na obra, mandala, baixo e alto relevo, caneca personalizada e máscara com papel. Já em junho, serão abordados baixo esmalte, preparação e aplicação, corda seca e defeitos e correções.  Para os que tomam gosto pela atividade, a cerâmica pode funcionar, também, como geração de renda. “Comercializar suas próprias peças é uma opção viável para quem quer se tornar um ceramista. Em Pernambuco, há uma demanda grande por essa arte, não apenas por parte dos turistas, mas principalmente de quem é do Estado”, afirma.

Leia também:
Centro de Artesanato faz cinco anos
Dia de fazer garimpo na Fenearte
Artesãos de Goiana: livro e exposição

Serviço:
Curso básico de cerâmica
Local: Museu do Estado de Pernambuco – Avenida Rui Barbosa, nº 960, Graças
Valor: R$ 350 mensalidade (material incluso)
Informações: (81) 3184.3170 / 98797.0237

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.