Papagaios: novas entregas voluntárias

Aleluia! Em menos de uma semana, três papagaios foram encaminhados à Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh). Os dois últimos chegaram na terça-feira, ambos alvos de entrega voluntária. Os dois foram encontrados em áreas públicas em Pernambuco e Piauí. Ao contrário, portanto, dos entregues anteriormente, que eram animais de estimação em imóveis domésticos.

Elza entregou papagaio com a asinha ferida: ave veio do Piauí.

Um dos papagaios verdadeiros foi entregue pela nutricionista Elza Lima da Silva Cunha.  O animal era cuidado pela família da profissional, depois de ter sido encontrado na Região Metropolitana de Terezina , com um ferimento na asa. Coitadinho… Ela disse que encontrou a ave com familiares, durante uma visita no bairro do Janga, em Paulista. E decidiu levá-lo à Cprh.

O outro chegou com o comerciante Antônio César Monteiro. Ele disse que o bichinho estava em uma praça, no município de Santa Cruz do Capibaribe, a 192 quilômetros do Recife. E que fez o resgate para, em seguida, entregar à Cprh, no Recife. Os dois pássaros serão integrados ao projeto de reabilitação Papagaio da Caatinga, referência nacional em introdução da espécie papagaio verdadeiro. Até o momento, mais de 350 já ganharam asas no ambiente selvagem, que é de onde jamais deveriam ter sido retirados. As três áreas de soltura ficam no Sertão pernambucano. Possuir papagaio em cativeiro é crime ambiental. Rende processo e multa de até R$ 5 mil.

Leia também:
Temendo gavião, aposentada entrega papagaio à Cprh
Papagaio passa 25 anos na gaiola mas vai voltar à natureza selvagem
Dê cá o pé, meu louro
Policial militar devolve papagaio
352 papagaios voltam à vida selvagem
PM evita venda de papagaio bebê

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ Cprh

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.