“Troque uma muda por uma ideia”

Iniciativa que modifica a paisagem dos altos do Recife, o Projeto Mais Vida dos Morros está inovando mais uma vez. É que os moradores do Campo da União, na Macaxeira, vêm sendo induzidos a apresentar ideias que transformem o local onde residem. Em troca, recebem mudas de hortaliças (alface, pimenta e quiabo) para realizar plantios em quintais, jardins e outros espaços domésticos.

Foi assim que eles participaram de Oficina de Sonhos e Ideias, que  deu início à chegada do projeto naquela região.  A área, na Zona Norte do Recife, será o próximo local a receber a iniciativas que dá cor aos imóveis dos morros, engajando moradores no processo. O sistema, segundo a Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, prova que “a união entre poder público e o cidadão é o caminho para uma sociedade mais próxima entre si”.  A ação colaborativa de dar espaço para os moradores serve para que eles expressem o que desejam para sua comunidade.

Varal dos sonhos indica prioridades na Macaxeira

 

Na Oficina, o mote foi “Troque uma muda por uma ideia”, onde em um varal dos sonhos, montado no campo de futebol, os moradores puderam escrever e desenhar o que sonham para o seu bairro. E, em troca, receberam mudas de hortaliças para plantar em casa. Além disso, os moradores também aprenderam sobre minhocários e os cuidados com a mini horta. Nesta fase inicial, que vai durar 30 dias, o objetivo é apresentar o projeto, mobilizar e escutar a comunidade.

O Campo da União é a décima área a receber o Mais Vida nos Morros. A intervenção deve durar cerca de três meses, onde mais de 450 famílias serão beneficiadas com áreas de convivência, eliminação de pontos de acúmulo de lixo, pintura de casas, implantação de hortas comunitárias, parklets, arte urbana, paisagismo e humanização das ruas. O Projeto Mais Vida nos Morros teve início em 2016 e já beneficiou diretamente mais de 13 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe e Vasco da Gama. Apontado como referência nacional em espaços urbanos para a Primeira Infância, o projeto, que é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife, será mais ampliando no ano de 2019.

Leia também:
Parklet popular na Estrada do Arraial
A paisagem colorida do Córrego do Jenipapo
Novas cores dão vida à Mangabeira 
Morros começam a ganhar hortas
Nova fase para o Mais Vida nos Morros
Que tal turismo nos morros coloridos?
Santuário se veste de azul e branco

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Carol Alves/ Cortesia

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.