Animais silvestres de volta à natureza

Notícia boa. Depois de passarem maus bocados, incluindo um ataque de cachorros, nove animais silvestres estão, enfim, de volta à natureza: uma preguiça (que sofrera atropelamento), um cuandu (porco espinho), três tamanduás mirins e quatro timbus órfãos foram liberados pela Agência Estadual do Meio Ambiente na Área de Proteção Ambiental Aldeia Beberibe, que fica na Região Metropolitana do Recife.  Outros animais retornaram ao ambiente natural, somando dezessete ao todo.

Os bichinhos estavam sob cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara). Vejam quantos dramas: a preguiça havia sido atropelada, e perdeu parte das garras, que são fundamentais para sua locomoção, já que ela vive pelo alto das árvores. O guandu fora atacado e mordido por cachorros. Os timbuzinhos estavam órfãos, e quase morreram de fome. E os tamanduás haviam sido entregues à Cprh. De acordo com a Agência, a rapidez no encaminhamento dos animais feridos foi fundamental para a recuperação. Portanto, quando vir um bichinho assim, é encaminhar, urgentemente à Cprh.

Na mesma soltura, outros oito animais silvestres que passaram pelo Centro de Triagem da CPRH retornaram à natureza: quatro jiboias, dois gaviões-carcará, um aracuã e uma cutia dourada (pequeno roedor). Todos eles foram resgatados na Região Metropolitana e entregues voluntariamente à Agência ambiental, passando depois por avaliação e período de reabilitação no Cetas. Do grupo, apenas os timbus chegaram ao Centro ainda filhotes, após perderem a mãe, e foram acompanhados até ganharem as condições de serem soltos. Uma nova soltura está programada para a próxima semana, no Sertão do Estado. Serão de pássaros apreendidos em ações de combate ao tráfico, todos de espécies típicas do bioma caatinga, entre eles galos-de-campina, craúnas, canários-da-terra, patativas e papa-capins.

Veja só a alegria dos bichinhos voltando à natureza:

Leia também:
De bicicleta, com a jiboia amiga
Não confunda rato com timbu, que é marsupial e semeador  
Não mate timbu, primo do canguru
Preguiça cai de árvore e tem bebê
Preguiça salva filhote de incêndio
Timbu briga com perua por comida

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto e vídeo: Divulgação/ Cprh

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.