Pás, um clube com muita história

As ruas do Recife já estão pegando fogo, mas nem por isso o Clube das Pás deixa de abrir as portas, para aqueles que gostam de dançar em ambiente fechado. Em plena sexta gorda, ele realiza seu Grande Baile de Fantasias. De acordo com com o Clube, a festa vai ter gostinho de nostalgia, com muito frevo e até com música brega. As atrações são a Orquestra das Pás, Banda Raízes do Brega e o cantor Edson Rangel. A festa começa a partir das 17h.

O Clube das Pás é a agremiação carnavalesca com maior frequência de festas no Recife. Acontecem às quintas, sextas, sábados, domingos e segundas-feiras. No mês passado, o Grupo MeninXs na Rua, (foto) sob a coordenação de Manuel Durão, fez uma caminhada com visita a sedes de entidades carnavalescas do Recife e Olinda. E o Clube das Pás, que fica em Campo Grande, foi um deles. Lá, soubemos a sua curiosa história, de origem tão popular quanto o próprio frevo. Seu primeiro desfile ocorreu no carnaval de 1888.

No primeiro dia do carnaval de 1887, havia um navio inglês ancorado no Porto do Recife, necessitando urgente de mão de obra para abastecer a embarcação, que corria o risco de não zarpar no horário estabelecido. Como não aparecia ninguém para carregar os seus porões, o navio ofertou quantia maior em dinheiro, para quem se dispusesse a trabalhar  nos dias de folia.  Os estivadores aceitaram a proposta, ganharam o extra  e foram curtir os trocados a mais no Clube dos Caiadores, onde criaram o Bloco das Pás de Carvão. O carvão era a mercadoria com a qual abasteceram o navio. No ano seguinte, o bloco já estava nas ruas. Em 1905, ele aparecia pela primeira vez em jornal impresso. Isso porque realizou passeata em homenagem ao abolicionista Joaquim Nabuco,  para assinalar o transcurso do 13 de Maio, dia da abolição da escravatura. Em 1890, seus integrantes resolvem  trocar o nome de Bloco Pás de Carvão para Clube Carnavalesco Misto das Pás, que é mantido até hoje.

Leia também:
À espera de Zé Pereira
Zé Pereira festeja cem anos no Recife
A Zé Pereira com festa e com afeto

A caminhada carnavalesca dos MeninXs na Rua

SERVIÇO:
Grande Baile a Fantasias no Clube das Pás
Atrações: Edson Rangel, Raízes do Brega e a Orquestra das Pás
Local: Clube das Pás, na Rua Odorico Mendes, nº 263 – Campo Grande, Recife
Sexta-feira  (1°) | 17h
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (81) 3242-7522

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: MeninXs na Rua/ Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.