“Prata da casa” decora o Recife em 2019

A decoração do Carnaval do Recife 2019 será feita com prata da casa. E isso pela primeira vez. É que ao invés de contratar arquitetos e designers sem licitação, como ocorria tradicionalmente, este ano a Prefeitura do Recife decidiu repassar o desafio à sua própria equipe, que colocará os brincantes como centros da atenção. Isso sem, no entanto, esquecer os dois homenageados da festa, os sambistas Belo Xis e Gerlane Lops.

O projeto cenográfico ficou sob responsabilidade das arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lessa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Para vestir a cidade e dar o tom da festa, a equipe de designers da Diretoria Executiva de Publicidade Institucional foi encabeçada por Carlos Moura, Alberto Saulo, Alyson Carneiro, Ricardo Mafra e Leocádio Neto. Juntos, eles  mergulharam a fundo nas cores e nas pessoas que fazem da cidade o verdadeiro e maior Carnaval de rua do Brasil. “A irreverência do folião e um carnaval verdadeiramente democrático e liricamente subversivo deram o molho às padronagens que irão vestir o Bairro do Recife”, informa a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.

Nos últimos dez anos, quem assinava a decoração era o arquiteto Carlos Augusto Lira, através do seu escritório de arquitetura, um dos mais conceituados do Nordeste. De acordo com a Prefeitura, foi o próprio profissional que este ano desistiu da elaboração do projeto “para ceder espaço a jovens talentos do Design local”. A Prefeitura não informou o valor da economia ao entregar a decoração para seus próprios funcionários. Entre as novidades de 2019, todas as pontes de acesso ao Bairro do Recife ganharão pórticos com volumetria. E cada ponte será dedicada a uma das sonoridades que fazem o caldeirão de ritmos da maior festa popular do Recife.

Assim, a ponte Giratória ganha as inspirações do Manguebeat. Já a Maurício de Nassau será dedicada ao Frevo.  A Ponte do Limoeiro ganha elementos decorativos inspirados nas manifestações de cunho afro-religioso como Afoxés e Maracatus. E a Ponte Buarque de Macedo (foto) será dedicada ao Samba, que entra pela primeira vez como elemento da decoração e é protagonista do carnaval 2019 do Recife. As árvores receberão iluminação decorativa, com as cores das sombrinhas do frevo. Vamos ver no que vai dar. E torcer para que o Recife fique lindo, de braços abertos e coloridos para sua maior festa popular.

Leia também:
Frevo homenageia o samba em 2019
À espera de Zé Pereira no Recife
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
Recife, igreja, santo, orixá e carnaval
Mulher de Bigode agita o Poço
Frevo moderno e tradicional no Galo
Teatro Santa Isabel abre para o frevo

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.