“Folia Geral” movimenta Passa Disco

Figura conhecida entre os foliões do Recife – e com participação efetiva nos nossos carnavais – Maurício Cavalcanti nos presenteia, em 2019, com  o CD Folia Geral, no qual traz inéditas e regravações de ritmos que tanta alegria dão aos amantes daquela que é a maior festa popular da nossa cidade. Entre eles: frevo canção; maracatu; marchas de bloco, de urso e de boi de carnaval.

Anote aí na agenda: o lançamento do Folia Geral é na noite da quinta-feira (7 de fevereiro), na Passa Disco, no bairro do Espinheiro. A festa tem início às 19h30, e haverá audição após a noite de autógrafos. Maurício já lançou, antes, três CDs: Simples e Composto (2013), Além das Fronteiras do Universo (2003) e Nós (1998). O atual foi inteiramente bancado com recursos próprios, e tem arranjos e direção de Cláudio Negrão Nascimento, com quem Maurício contou, também, na produção. O projeto gráfico, lindo, por sinal, é de Bruno Fish. O CD tem treze faixas e participação de muita gente boa, tanto nos instrumentos quanto nos vocais. E boa parte das gravações ocorreu no estúdio LL (Léo Lima), que fica na praia de Rio Doce, em Olinda.

Entre as inéditas do CD, encontram-se Piragem, Boi de Casa Forte, Gael (pequeno folião, neto do compositor, que também participou da gravação), Agora é Lily, Maracatu Eólico e Mamãe Terra. Mas também tem relançamentos. como Dona Maria e Cadê Lelê. Além de frevos tradicionais, o CD tem a presença de Cássio Sette, com frevos de bloco “envenenados por um certo espírito transgressor”, segundo a produção do CD. A introdução de Mãe Terra, por exemplo, começa com guitarra que “lembra hard rock”, mas depois segue as batidas tradicionais do frevo.  Agora é Lily, também tem “tom psicodélico”, e  é uma homenagem ao Bloco Lily também toca flauta, que se tornou programa obrigatório para os foliões recifenses, nas tardes das sextas-feiras de carnaval.

Conheci Maurício no Bairro de Casa Forte, onde eu costumava seguir a La Ursa Tou Com Fome de Casa Forte, que era superdivertida. O folguedo foi criado e por ele comandado durante um bom tempo. Foi em 1983, que seguimos a La Ursa pela primeira vez. No CD, Maurício Cavalcanti em composições em parceria com  Marcelo Varela e Romero Amorim. E participam, do CD, entre outros, os seguintes artistas: Silvério Pessoa, Claudionor e Nonô Germano, César Michilles, Quinteto Arraial, Henrique Albino, Coral Edgar Morais, Jerimum de Olinda, Jorge Ribas. O CD está,também nas plataformas Spotify e Deezer.

Leia  também:
Dupla divina: Marisa Monte com Paulinho
Passa Disco agora é no Espinheiro
Pedacinho de mim na Passa Disco
Passa Disco, quinze anos: Arrisque
Teatro Santa Isabel abre para o Frevo
Entre o sagrado e o profano, Homem da Meia Noite sobe o Morro
A agenda cheia do Bloco da Saudade

Serviço:
O quê: Lançamento do CD “Folia Geral”, com audição
Onde: Passa Disco, na Rua da Hora, 345, Espinheiro
Quando: quinta-feira, dia 7 de fevereiro
Horário: 19h30m
Acesso: livre
Preço do disco: R$ 10

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *