Apresentações gratuitas sobre a lendária Branca Dias na Região Metropolitana

Anotem aí. Quem ainda não assistiu o espetáculo Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá,  tem agora uma nova oportunidade para conhecer com mais profundidade a história da emblemática Branca Dias, a judia que veio de Portugal para o Brasil na primeira metade do século 16, fugindo da Inquisição em Portugal. Vinha, também, reconstituir a família já que o marido estava em Pernambuco, tomando conta de engenho onde fica hoje o município de Camaragibe  e cujas terras provavelmente se estendiam até onde fica hoje o Parque Estadual de Dois Irmãos.

Se não fosse assim, porque seria nomeado Açude do Prata, aquele lago dentro do Pedi, onde Branca Dias teria jogado suas baixelas e pratarias, para não deixá-las nas mãos do Santo Ofício? A peça – que já percorreu várias cidades do Brasil e do exterior – volta aos palcos, dessa vez no no 25° Janeiro de Grandes Espetáculos. As apresentações resultam de parceria entre  a Prefeitura Municipal de Camaragibe, a Fundação de Cultura de Camaragibe e o apoio cultural do Sesc Ler de São Lourenço da Mata. E acontecem no dia 05 de fevereiro, terça-feira, ás 19h, no Casarão de Maria Amazonas, Camaragibe-PE, e no dia 07 de fevereiro, quinta-feira, ás 19h, no SESC Ler São Lourenço da Mata-PE.

A entrada é gratuita e os convites serão distribuídos uma hora antes das apresentações.  O texto da peça é baseado em fatos reais.  Conta a história de Branca Dias e de sua luta para se manter fiel a sua fé judaica, enfrentando tanto a Santa Inquisição em Portugal, o que lhe rendeu uma passagem pelo cárcere, quanto o preconceito e a intolerância no Brasil . O teatro mostra a judia como uma mulher forte e destemida, porém cheia de conflitos. Também retrata suas emoções intensas, o seu senso de justiça, sua fé inabalável na Torá contra a culpa de ter que apresentar um credo religioso diferente.A produção é da Companhia Popular Teatro de Camaragibe, com texto de Miriam Halfim e direção de Emanuel David Lucard. Já assisti, e recomendo. Não só pela história fascinante de Branca Dias, mas também pela criatividade na montagem.

Leia também:
Branca Dias se despede dos palcos
Conheça melhor a lendária Branca Dias
Branca Dias está de volta aos palcos
Zoo Noturno Mal Assombrado. Ui, ui
Mistérios do além com Branca Dias

Serviço:
Peça: Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá
Local: Casarão de Maria Amazonas, Av. Belmino Corrêia, s/n. Centro, Camaragibe-PE
Dia/Data: 05 de fevereiro de 2019/ terça-feira
Horário: 19h
Duração: 80 minutos
Entrada: Gratuita
Informações: 81 99536-4746

Peça: Senhora de Engenho Entre a Cruz e a Torá
Local: SESC LER de São Lourenço da Mata, Av. Das Pêras, 56, Tiúma, São Lourenço da Mata-PE
Dia/ Data: 07 de fevereiro de 2019, quinta-feira
Horário: 19h
Duração: 80 minutos
Entrada: Gratuita
Informações: 81 3525-9033 e 81 99536-4746

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.