Papa-metralhas no espaço do pedestre

Está certo, que quem faz reforma em casa ou edifício, tem mais é que usar uma caçamba, para recolher toda a metralha, evitando-se o acúmulo de entulhos em terrenos ou em áreas públicas. Tem muita gente que tem dinheiro para reformar a casa, mas se nega a gastar com aluguel desses equipamentos, para que os detritos tenham o destino correto. Reformou? Aluga um caçamba. Até porque a legislação municipal considera infração, “o depósito de lixo proveniente de demolição, terraplenagem, desaterro, podação, jardinagem, em quantidade superior a 0,30 metros cúbicos”. Ou seja, o equivalente a 300 litros.

Também há lei estadual estabelecendo que as caçambas devem ter pintura luminosa, para evitar acidentes em ruas, avenidas ou rodovias. Mais do que certo. Até porque o papa-metralha, no escuro, sem nenhuma sinalização,  é um risco para qualquer condutor. No entanto, há equipamentos nos quais essa pintura está totalmente apagada. Ou nunca foi feita.  E se há essa lei, para evitar colisões, onde é que a caçamba tem que ser colocada? Na rua, claro. Em local que não atrapalhe o pedestre. Mas na Zona Norte, a farra das caçambas está virando um horror. Controle que é bom, nenhum. É que ao invés de colocá-las em locais adequados, as empresas responsáveis vêm deixando-as nas calçadas, atrapalhando a vida dos pedestres.

Reclamações têm chegado aqui no #OxeRecife sobre o abuso, provenientes de bairros como Casa Forte, Parnamirim, Casa Amarela. Andando por vias como a Estrada das Ubaias e a Avenida Dezessete de Agosto, me defrontei com várias delas essa semana. Todas em cima das calçadas. As caçambas obrigam o pedestre a andar pelo asfalto, disputando espaço com os automóveis. O abuso já chegou até à Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc), à qual moradores da Zona Norte telefonaram pedindo providências. No caso, pessoas residentes na Estrada das Ubaias, que não tinham como passar pela calçada de imóvel em reforma.

“A equipe de fiscalização da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) foi informada sobre a instalação irregular de papa-metralhas na calçada da Estrada das Ubaias, e vai ao local averiguar a situação”, diz a Semoc, em nota enviada ao #OxeRecife. E mais: “Se confirmada, os responsáveis serão notificados para retirada e passíveis de multa”. As fotos, feitas durante uma de minhas caminhadas já confirmam a situação reclamada por moradores da Zona Norte. E a reclamada pelo que se observa é, quase sempre, a mesma empresa. Vejam três  maus exemplos:

 

Leia também:
Cadê a cidadania desse povo?
Cadê a cidadania desse povo (2)?
Estacionamento privado em plena rua 
Haja gente sem noção
Mobilização nas redes sociais contra o abandono de praças do Recife
Você está feliz com o Recife?

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.