Homem da Meia Noite sobe o Morro da Conceição. Agende-se: é sábado, dia 2

Vejam só. O Morro da Conceição já tem toda uma história. É tido como um dos altos mais politizados do Recife. E também o mais religioso. Tanto que virou um santuário, e é centro de peregrinação durante todo o ano, já que Nossa Senhora da Conceição tem milhares de devotos.

Do outro lado, na cidade de Olinda, no Bom Sucesso, temos a sede do Homem da Meia Noite, o boneco gigante que é o símbolo maior do carnaval da cidade histórica. E que é um calunga tão venerado, que tem gente que até acende vela  para pagar promessa, por graça alcançada, normalmente atribuída aos santos.

No próximo sábado (02), o Homem da Meia Noite desce a ladeira do Bom Sucesso e sobe o Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte de Olinda. É para cumprir um ritual, que bem que podia virar tradição. Ele vai até o Morro, para buscar as roupas e fantasias do desfile do Sábado de Zé Pereira, em Olinda. E a festa promete ser bonita.

A concentração será  no Largo de Dom Luiz, de onde o cortejo deve sair por volta de 17h, para o encontro com as costureiras que confeccionam as fantasias do bloco. Além dos foliões, que não vão perder essa, o cortejo terá presença de Lia de Itamaracá, Lucas dos Prazeres, Patusco e atrações culturais. Vários artistas vêm sendo convidados para a festa. “É um momento único e histórico”, segundo a agremiação carnavalesca. O Homem da Meia Noite está até velhinho – 89 anos – mas não perde o vigor da juventude. Que bom!

Leia também:
“O carnaval melhor do meu Brasil”
Dica para as foliãs: como fazer xixi em pé
Carnaval: Recife ou Olinda?
Teatro Santa Isabel abre para o frevo
Samba na Bomba do Hemetério
Rei e Rainha de Momo sobem o Morro

Texto: Letícia Lins / Recife
Foto: Letícia Lins (sobre quadro de Bajado)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *