“Jaula” contra o vandalismo em parque

Não sei a quantas anda a cabeça de muita alma sebosa por aí. A gente se depara com consequências de atos de vandalismo em todos os cantos do Recife: praças, parques e até em banheiros públicos depenados. Alguns banheiros já possuem até grades para evitar que equipamentos como caixas de descarga sejam arrancados por marginais. Só no ano passado, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) gastou  R$ 1,5 milhão por conta do vandalismo. Com esse dinheiro, 4 mil 500 metros de vias locais poderiam ter sido pavimentadas.

Essa cena que vocês percebem aí na foto, foi presenciada pelo #OxeRecife, no último sábado, durante um passeio com o Grupo MeninXs na Rua.  O banheiro fica no Parque Treze de Maio, onde estivemos fazendo o Circuito Abelardo da Hora, quando visitamos  ali um e um conjunto de escorregões e esculturas idealizados pelo artista, de um total de doze, selecionadas pelo coordenador da caminhada, Agenor Tenório.

Fiquei impressionada com as grades envolvendo a caixa da descarga nos banheiros. Confesso que nunca tinha visto uma “jaula”  desta espécie. E muito menos com tal finalidade. Se um parque não tem banheiro público, todo mundo reclama. Mas se a Prefeitura não toma nenhum tipo de precaução, os vândalos fazem a festa. Levam tudo. Como vocês observam, o equipamento está sob as grades. Se não for assim, desaparece.

Das duas, uma: ou a população não tem limites,  ou a segurança do Parque precisa de reforço, ao ponto de ser necessária a colocação de grades para evitar que os banheiros fiquem vazios. A Emlurb informa que o dinheiro gasto devido a atos de vandalismo, daria para pavimentar 15 ruas com 300 metros de extensão. É muita grana que poderia até estar servindo às comunidades desses abestalhados que, com certeza, pensam que o bem público não é um bem comum. Ou seja, deles e de todos nós.

Leia também: 
Treze de Maio: brinquedos com história
MeninXs na Rua com Abelardo da Hora
Parem de derrubar árvores   (150)
Praça Dom Vital está em  petição de miséria
Mobilização nas redes sociais contra abandono de praças do Recife
O Recife precisa é de carinho
Faça um projeto para melhorar o Recife

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *