Olha! Recife: futebol, história e arquitetura religiosa

O Olha! Recife deste final de semana faz uma incursão diferente. Ao invés de programar visitas apenas a locais históricos (como fortes e templos barrocos) dessa vez está mirando um novo público. É que no sábado (12), o programa de sensibilização turística da Prefeitura faz um roteiro que provavelmente vai atrair a atenção de um outro segmento: o dos amantes de futebol. Todos os roteiros, inclusive o sobre futebol, são gratuitos.

Haverá visitas às sedes do Sport Clube do Recife (Ilha do Retiro), do Santa Cruz  (Arruda) e também ao belo prédio em estilo art decó do Náutico (Aflitos). Uma boa, para quem está habituado, muitas vezes, a frequentar apenas aos estádios. Os três clubes abrirão as suas portas para os visitantes que ainda ganharão conhecimentos: saberão um pouco mais a respeito da história do futebol no Recife. Será que vão saber porque os símbolos das torcidas são o leão (Sport), a cobra (Santa Cruz) e o timbu (Náutico)? Pelo menos do timbu, a história é para lá de curiosa…

Capela Dourada, um dos monumentos barrocos da arquitetura religiosa, está no Olha! Recife do dia 16 (MF).

O passeio do domingo, a pé, também é interessante. E aborda uma das incríveis figuras de nossa história: Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, popularmente conhecido como Frei Caneca (1779-1825). Religioso e político, ele participou da Revolução Pernambucana (1817), apelidada de Revolução dos Padres. Também teve atuação marcante na Confederação do Equador (1824). Terminou sendo enforcado, em muro vizinho ao Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José.

As vestes que o revolucionário usou no dia da morte, ainda hoje encontram-se na Igreja de Nossa Senhora do Terço, também em São José.  Na quarta, serão visitadas algumas igrejas da cidade. Entre elas, a Madre de Deus, a Capela Dourada e a Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Homens Pretos.  Com vagas limitadas, as inscrições para os passeios abrem na sexta-feira (11), às 9h, através do site www.olharecife.com.br. Então, é bom correr, principalmente para quem está interessado no passeio de ônibus. É que excursões com transporte – sejam por terra ou pelo rio (de barco) – estão, sempre, entre as mais disputadas.

Leia também:
Aurora e Santa Cruz no Olha! Recife
Náutico, timbu e Rio Capibaribe
Não mate timbu, primo do canguru
Lição de história sobre ditadura de 1964
Cenários de cinema no Olha! Recife
Olha! Recife: Roteiro sobre o Dom da Paz
Arquitetura do Ferro no Olha! Recife

Serviço:
Olha! Recife de ônibus (Sábado)
Tema: Um Giro pelo futebol
Dia: 12/01
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (Domingo)
Tema: Frei Caneca, vida e morte
Dia: 13/01
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (Quarta-Feira)
Tema: Arquitetura religiosa no Recife
Dia: 16/01
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Maurício Ferraz/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *