Não mate timbu, primo do canguru

Símbolo da torcida de um clube de futebol (Náutico), o timbu, felizmente, não está mais sendo confundido com rato ou gabiru. Até pouco tempo, as pessoas costumavam matar os timbus, acreditando que eram irmãos ou primos dos ratos. Mas esse engano começa a mudar. Até porque os timbus são marsupiais e, portanto, primos distantes do australiano canguru.

Há vários casos de pessoas que acolhem esses animais e depois os encaminham para a Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh), a quem cabe cuidar e dar destino a animais silvestres. Quatro filhotes de timbus (Didelphis albiventris) foram cuidados por mais de uma semana pelo estudante Apolônio de Freitas, depois de terem sido encontrados no quintal da residência, na Macaxeira, Zona Norte do Recife.

Os marsupiais chegaram a ser salvos de afogamento em uma caixa d`água. Foram alimentados com banana, manga, leite e água. O estudante contou que chegou a ver a mãe, mas que ela sumiu e não apareceu mais. Ele aguardou então a passagem dos festejos de fim de Ano para fazer a entrega ao órgão ambiental estadual. Não é lindo? Os bichinhos já estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres da Cprh (Cetas Tangara), onde crescerão para posterior reintrodução à natureza.

Leia também:
População protege timbus. Ainda bem
Carinho com timbu, primo do canguru
Timbu briga com perua por comida
Não confunda rato com timbu, que é marsupial e semeador
Cuíca aparece em casa de Abreu e Lima 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto:  Cprh/ Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *