Frevo homenageia o samba em 2019

Mal acabou o ciclo natalino e o assunto é carnaval. No domingo, com a queima da Lapinha, no Pátio de São Pedro, o frevo já aparecia com toda força, no fim do ritual. E hoje o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), divulgou os nomes dos homenageados no reinado de Momo de 2019. São dois sambistas: Belo Xis e Gerlane Lops. Ou seja, na terra do frevo, o samba dá as ordens, no próximo carnaval.

De acordo com a Prefeitura, somam mais de 20 os blocos e escolas de samba que realizam ensaios, prévias e desfilam no Recife, tradição que teve início na década de 1930. E os dois têm destaque no ritmo aqui no Recife. Aos 71, Antônio José de Santana é nome sempre lembrado, quando o assunto é samba. Belo Xis, como é mais conhecido, é filho de sambistas, e cresceu em meio a intermináveis rodas de samba, no quintal da própria casa.

Tradicional queima da Lapinha acabou em frevo, no Pátio de São Pedro: clima de carnaval já começou (LL)

Ele até tentou driblar o destino e a própria vocação, optando pelo futebol. Chegou a jogar em vários times do Recife e do Rio de Janeiro, onde terminou indo morar. Lá, ganhou mais intimidade com o samba, e chegou a gravar ao lado de grandes sambistas com quem esteve, como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Leci Brandão, Neguinho da Beija Flor. Belo Xis tem cinco LPs e sete CDs gravados.

Na Mocidade Independente, escola de samba do Rio, ele tem cadeira cativa. Mas o negócio dele é Recife, onde é compositor e cantor da Gigantes do Samba, a mais famosa escola do Recife. Já Gerlane Lops, 44, canta desde criancinha. Aos quatro, já cantava no Coral Infantil Catavento. Estudou no Conservatório Pernambucano de Música e na Universidade Federal de Pernambuco. Em duas décadas de carreira, gravou três CDs e um DVD e tem presença marcante no cenário local do samba.

Leia também:
A sambista na terra do frevo
Carla Rio e Dudu Nobre adiam show
“O carnaval melhor do meu Brasil”

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Letícia Lins e Andrea Rego Barros/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *