Queima da Lapinha é domingo.Vamos?

Com programação de Natal tímida, o Recife encerra domingo (6) o Ciclo Natalino, com a Queima da Lapinha, que ocorrerá no Pátio de São Pedro, com a participação de onze pastoris e orquestra. Pelo menos, a tradição está preservada.  O costume tem origem no século 19 e nasceu da mistura entre a cultura popular e os rituais religiosos trazidos para o Brasil pelos jesuítas. A programação é gratuita, aberta ao público e praticamente dá início a um outro ciclo , o carnavalesco, já que a festa acaba em frevo.

Na celebração, a Lapinha (que simboliza a manjedoura onde nasceu o menino Jesus), é conduzida pelos pastoris. O cortejo sai do Pátio do Carmo e vai até o Pátio de São Pedro, onde se dá a queima propriamente dita das folhas, palha e outros materiais que acomodam a imagem do Menino Jesus. Todo o ritual é acompanhado de cânticos e jornadas, conduzidas pelas pastoras, as mesmas que fizeram cortejo de abertura do período natalino, no último dia 14 de dezembro, no Centro do Recife.

Queima da Lapina assinala o Dia de Reis e o final do Ciclo Natalino no Recife. Agora é pensar no carnaval e no frevo

Além de acompanhar o cortejo, o público pode também escrever pedidos em pedaços de papel e atirá-los às chamas para queimar junto com a Lapinha, na esperança de que eles sejam atendidos ao longo do ano. Vale para quem acreditar, não é? A concentração para o cortejo começará às 17h, no Pátio do Carmo. Agende-se, então, para participar do festejo que dá início à temporada de novos encontros, dessa vez para acerto de marcha dos blocos.

Da Queima da Lapinha, articiparão os seguintes pastoris: Lindas Ciganas, Estrela Brilhante, Estrela Guia do Cabo, Estrela do Mar, Giselly Andrade, Pastoril Infantil da UR-3, Luz do Amanhecer, Sonho de um Adolescente, Tia Marisa, Tia Nininha 3ª Idade e Viver a Vida 3ª Idade. Depois de queimada a Lapinha, o frevo tomará conta do Pátio de São Pedro, anunciando o início do próximo e mais esperado ciclo festivo do Recife: o Carnaval.

Leia também:
Pastoris fazem cortejo no Recife
Cortejo de pastoris hoje no Recife Antigo
Pastoris fazem a festa no Recife Antigo
Cartão de Boas Festas vira relíquia

Serviço
Queima da Lapinha
Data: Domingo, dia 6 de janeiro
Horário: 17h
Local: Concentração no Pátio do Carmo, seguida de cortejo até o Pátio de São Pedro, onde acontece a queima

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Daniel Tavares/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.