As flores da virada do ano

Caminhando hoje pela praia – como costumo fazer aos sábados, domingos e feriados – eis que me defronto com flores de várias espécies à beira-mar. Mas as mais frequentes eram rosas, margaridas, lírios, cravos, sorrisos de Maria. Nessa ordem. E até uma que eu nunca tinha encontrado na manhã seguinte às comemorações do réveillon: girassol.

Fiquei a pensar os significados das flores, que as pessoas depositam na água, na chegada de 2019. E eles devem ser muitos. Por exemplo, o que mais vi foram rosas brancas, as mais usadas no ritual de passagem de um ano para outro. Pois saibam: acredita-se que elas tragam paz, harmonia e tranquilidade.

Antes raro,o girassol deu as caras na virada do ano nas areias da praia de Boa Viagem: sonho de melhoria profissional

As róseas trariam carinho, amor, sinceridade.  Dizem que as amarelas podem proporcionar sucesso e que as vermelhas prenunciam novas paixões. A julgar pelas cores das rosas que vi na praia, novas paixões não estão entre as expectativas de 2019. Não encontrei uma só, mas nenhuma mesmo, de cor vermelha, durante minha caminhada.

Em compensação, me defrontei com cravos (amores leais), margaridas (pureza e sinceridade) e até sorrisos de Maria (que não sei se tem algum significado). Também achei um girassol, sozinho,  na minha caminhada. Embora não seja uma flor muito usual no final do ano,  os entendidos afirmam que ela representa a busca por vitória e sucessos profissionais. Com tanto desemprego no Brasil e, também no Recife,deve ter partido de alguém sonhando com um mercado de trabalho melhor em 2019. Que assim seja!

Leia também:
Depois da praia é festaaaaaaa 
O Recife que queremos em 2019
As flores da caatinga em exposição 
A festa das flores na Primavera 
Entre flores, correntes e insegurança

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.