Parem de derrubar árvores (145)

Mais dois casos de árvores mutiladas e mortas. Ambas sem reposição. Ficam na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Pela cor da madeira, o corte não é recente e, portanto, tempo de sobra já deve ter havido para a reposição das duas plantas que, segundo frequentadores da área (incluindo vendedores de frutas), davam boas sombras.

Me deparei com os dois troncos mutilados, durante visita ao Mercado, para comprar queijo. Aproveitei a ida à praia, uma vez que o acesso ao Mercado da Madalena – saindo de Apipucos – encontra-se estressante, por conta de obras que vêm sendo realizadas entre a Torre e a Madalena. Engarrafamento tem até dia de domingo e feriados, como ocorreu a 8 de dezembro, quando o trânsito na área estava um caos. Imaginem, então, no período natalino.

Infelizmente em todos os locais da cidade o pedestre se defronta com tocos de árvores, uns maiores outros menores.

Aqui no #OxeRecife, não cessa a chegada de reclamações de leitores, por conta da equivocada política de arborização da cidade. “Temos que plantar árvores, e o Recife corta!”, reclama Henrique Lima. “Um horror. Dói em mim o barulho da serra elétrica”, desabafa Thelma Regina de Siqueira”, referindo-se à ação da motosserra insana, aqui registrada no dia 21 de dezembro. Voltei lá, na Rua José Carvalheira e, felizmente, a árvore foi preservada. Mas ficou quase pelada. Tomara que sobreviva.

“Imagino a agonia das árvores, bichos e seres que habitam as plantas”, diz Telma, quando o assunto é poda radical ou mutilação das árvores de ruas, praças, avenidas e jardins do nosso querido Recife. Desde 2017, o #OxeRecife vem fazendo contagem, registro fotográfico e endereço das árvores erradicadas nas ruas do Recife, que eram 5 mil nos três primeiros anos da gestão municipal. Só aqui, no #OxeRecife, os registros já somam 241 (em 145 postagens). Eles normalmente são feitos em minhas caminhadas matinais e individuais. E também em andadas coletivas, com  grupos como o Andarapé, Caminhadas Domingueiras ou MeninXs na Rua.

Leia também:
“Até que o golpe final aconteça”
Recife ganha aplicativo Arborize. Viva!
App ajuda a monitorar as árvores no Recife
Abaixo o arboricídio insano

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.