Aprenda a fazer sua horta doméstica e a cultivar plantas medicinais na Jaqueira

Férias verdes. Que tal começar as férias com a criançada aprendendo a cultivar hortaliças e ervas medicinais? É verdade que já não há quintais como antigamente. Mas em qualquer jarrinho na varanda do apartamento, dá para se plantar um hortelã da folha miúda, um manjericão, um coentrinho, não é mesmo?  Neste final de semana, adultos e crianças podem aprender a atividade, cada dia mais incomum, com a verticalização da cidade.

Neste final de semana, o Econúcleo Jaqueira e o Jardim Botânico do Recife estão com programação bem movimentada. Mas é na Jaqueira que haverá oficinas de plantas medicinais, por volta das onze da manhã do sábado. E às 15h, tem oficina de compostagem e horta caseira. No domingo, às 16h, haverá oficina de plantas medicinais de novo.  Hortas caseiras, compostagem doméstica e plantas medicinais sempre despertam a atenção de adultos e crianças, pois todo mundo quer cultivar as suas.

Mas muitas pessoas não sabem nem como começar. Já no Jardim Botânico vai haver oficina de percussão, com instrumento confeccionados com garrafas PET, hoje transformadas em grande problema ambiental, poluindo rios, lagos e oceanos. Trilhas, meditação e atividades voltadas para reflexões sobre os índios também constam da programação.

O Jardim Botânico do Recife funciona de terça a domingo, das 9h às 15h30. Ele fica na BR­ 232, km 7,5 – Curado – Recife. E a entrada é gratuita. O Econúcleo está instalado no próprio Parque da Jaqueira, mas não segue o horário gigante do parque mais frequentado do Recife. Seu funcionamento: é de quiinta a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Tanto o JBR quanto o Econúcleo desenvolvem atividades educativas, direcionadas para a preservação do meio ambiente.

Leia também:
Hortas urbanas e kokedamas
Aprenda a fazer sua horta e seu jardim
Aprenda a adubar a horta urbana
Aprenda a fazer horta e adubo orgânico, entre os sons da natureza
Que tal ter horta em casa ou no AP?
“Isso não é um assalto, é horta no asfalto”

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Andrea Rego Barros/ Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.