Cinema, rio e bicicleta em discussão

Rio Capibaribe, bicicleta, sustentabilidade. Se tem um museu que sabe movimentar muito bem o seu espaço, com iniciativas bem transadas – inclusive em defesa do Rio Capibaribe, que passa ali defronte – é o Murillo La Greca, que fica no Parnamirim, Zona Norte do Recife. Foi nos seus jardins que surgiu a primeira edição do Praia do Capibaribe. No sábado (8/12),  a instituição estará bem movimentada, com o Projeto Cine Jardim, que oferece várias atividades, das 15h às 21h. Como estamos no verão, e sua parte externa tem um agradável gramado, nada mais convidativo, principalmente para o público do La Greca, predominantemente jovem. De olho na sustentabilidade, o Projeto Cine Jardim elegeu as bicicletas como cerne das discussões do dia. O evento contará com exibição de documentários (que abordam as magrelinhas, lançamento de livros, oficina para reparos em bicicletas, partidas de bike polo e exposição fotográfica.

A programação começa com a música do DJ Carlinhos Harned, food park e, claro, feira de artigos para bicicletas. Em harmonia com essa perspectiva da sustentabilidade e refletindo sobre formas de ocupação da paisagem urbana, a equipe do Murillo La Greca irá ampliar o espaço do Museu para a margem do Rio Capibaribe com uma intervenção física para uso comunitário. “O rio é a moldura perfeita para atividades culturais e de lazer, além de ser e sempre ter sido terreno fértil para a criatividade urbana”, informa o La Greca.  O píer batizado de Estação La Greca vai abrigar uma Oficina Comunitária para reparos simples em bikes, ação gratuita realizada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo). Também em parceria com a Ameciclo, das 15h às 17h, o grupo BiciPolo Recife promoverá partidas de bike polo na Quadra da Vila Vintém. As inscrições poderão ser realizadas na hora, quando serão formadas as equipes para as partidas que terão 12 minutos de duração.

O Museu Murillo La Greca vai até o Rio Capibaribe e “transporta” o rio para sua sala de exposições: atitude inovadora (LL)

A partir das 16h, serão lançados os livros Bicicleta Verde e Bicicleta Branca, de Igor Colares, com ilustrações de Luciano Félix e Carlos Varejão respectivamente. Os livros, junto ao Bicicleta Amarela de 2016, formam uma trilogia de publicações que exercitam o olhar sobre a bike. Tem mais. Como o público será convidado para ir até o rio, o rio irá até o Museu, com a estreia de uma nova exposição fotográfica, resultado do projeto cultural Glossário Fluvial. A mostra traz  imagens que aproximam as pessoas das questões ambientais atuais. Quem assina as fotos é Hassan Santos, fotógrafo, ilustrador e arte educador. A exposição, que tem curadoria de Lucia Padilha, ficará aberta ao público até o final de janeiro de 2019.

A partir das 18h30, encerrando a programação do Cine Jardim, haverá a exibição, ao ar livre, dos filmes Homem Livre, de Danilo Perrotti, e Elo Perdido, de Renata Falzoni. O primeiro conta a história de Perrotti que atravessou 59 países, ao longo de pouco mais de três anos, sobre uma bicicleta. O segundo trata de um Brasil que pedala mesmo num cenário de crescente motorização. Os autores dos dois trabalhos vão estar presentes para um debate com o público após as exibições. O evento será gratuito e aberto ao público. Para os que não lembram, o artista que dá nome ao museu, Murillo La Greca (1899-1985)  tem seu acervo preservado pela instituição. La Greca vem a ser o único artista brasileiro responsável por afrescos da Igreja de Nossa Senhora da Penha, uma das relíquias religiosas do Recife.

Leia também:
Nos mistérios e labirintos de Solidão
Muda tudo para o verde, no Parnamirim
Radiografia do Recife e de sua gente
Convocação para práticas desviantes
Minha tarde no Olha! Recife

Serviço
Projeto Cine Jardim Especial no Museu Murillo La Greca
Data: Sábado (8 de fevereiro)
Horário: Das 15h às 21h
Local: No jardim do Museu Murillo La Greca, que fica na Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim
Acesso livre
Informações: 3355-3126

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e La Ursa Tours/ Arquivo #OxeRecife 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *