Gentilezas urbanas no outro lado do Rio

Boas ações sempre geram boas ações. E, como dizia o famoso Profeta Gentileza (1917-1996), gentileza gera gentileza. E se a gentileza for coletiva, melhor ainda, com efeitos maiores. Pois nesse sábado (1), o Coletivo Jardim Secreto, do Poço da Panela, vai desenvolver uma ação de “gentilezas urbanas”, no bairro da Iputinga, que fica do outro lado do Rio Capibaribe. Duas comunidades serão beneficiadas: Skylab e Alto do Céu.

Para os que não lembram, o Coletivo Jardim Secreto é formado por um grupo de moradores do Poço da Panela. Eles recuperaram uma área de 3 mil metros quadrados à margem do Rio Capibaribe, transformando-a em espaço de convivência. Antes, o local vivia cheio de entulhos,  ratos e havia virado ponto de descarte de metralhas  e até lixo doméstico. Com a mobilização, o espaço ganhou vegetação decorativa, hortaliças e tem servido de espaço para bazares, feiras comunitárias, lazer.

Coletivo Jardim Secreto (do Poço da Panela) hoje faz festival de gentilezas urbanas do outro lado do Rio: em Iputinga.

A iniciativa atraiu atenção de órgãos públicos e privados. No caso dos públicos, chega ajuda com limpeza e iluminação. Nos privados, com o encerramento da Casa Cor, uma praça ali localizada vai ser alvo de transplante para o Jardim Secreto, no caso o primeiro “transplante urbano” do Recife. A ação do Jardim começa a contaminar a Iputinga. Ou seja, vêm se ampliando não só as relações entre os moradores do próprio Poço, mas também de bairros populares ao redor ou próximos ao Jardim Secreto, incluindo que ficam do outro lado do Rio Capibaribe. Para tornar ainda mais estreita essa amizade, o Jardim Secreto promove o evento Jardim Secreto embarca em Iputinga. O evento tem início às 8h do dia 1, no próprio Jardim Secreto,  com dinâmica de integração (Despertai e Celebrai – Caminhada no Tempo). Ainda no local – que fica ao final da Rua Marquês de Tamandaré – haverá café coletivo, por volta de nove da manhã.

Às 10h10m, integrantes do coletivo já estarão do lado oposto do Capibaribe, para a ação Cultivando gentilezas urbanas: um gesto do Poço para Iputinga (na Vila Skylab). Às 10h40m, no Alto do Céu, as crianças poderão se divertir com oficinas de bombas de sementes e origamis. Vai ter até banho de mangueira, para amenizar o calor. Quase uma hora depois, o artista plástico Jacaré faz oficina de materiais recicláveis no Alto do Céu. Às 13h tem almoço, também no Alto do Céu (Recicle, porque comer é um ato político), e por volta de 13h, o Coletivo estará retornando ao Jardim Secreto onde, todos os sábados, realizam suas reuniões. Em Iputinga, destaque para PaiDona Biu. Pai ganha a vida atravessando passageiros de um lado a outro do Capibaribe, e integrou-se ao Coletivo do Jardim Secreto. Dona Biu implantou um jardim em área pública da Iputinga, que hoje é utilizado por moradores.

Leia também: 
Sementes que brotam na Zona Norte
História do Jardim Secreto para crianças
Jardim Secreto faz um ano com festa
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Jardim Secreto faz festa no Poço

Texto e fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *