APP ajuda a monitorar árvores no Recife

Vamos testar? Nossas árvores precisam de nós. Hoje a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente lançou o aplicativo Arborize, ferramenta com o objetivo de facilitar o fluxo de informações sobre as árvores do Recife. O App disponibiliza informações “sobre as árvores que existem na cidade “ e permite que “o usuário cadastre e indique o desejo de se tornar responsável por uma árvore”.  O Recife tem cerca de 250 mil árvores em áreas públicas. Se cada habitante resolver tomar conta de uma, ainda vai ter gente sobrando para cuidar de praças e jardins.

O aplicativo é gratuito e está disponível nas plataformas iOS e Android. O lançamento ocorreu durante plantio de árvores realizado no entorno da ONG Pequenos Profetas, no bairro de São José. “A prefeitura tem o programa de arborização, mas a gente está chamando a população para se engajar nesse processo, por isso criamos o aplicativo Arborize onde o cidadão poderá cadastrar árvores e, com isso, teremos um monitoramento em tempo real do que está acontecendo na cidade. Então pedimos o apoio da população para que baixe o aplicativo e colabore com essa iniciativa”, disse o secretário da SDSMA, Bruno Schwambach.

Para a Sdsma, o modelo vai facilitar a gestão das árvores na cidade e deixar a população ciente do processo de arborização. Tomara. Aqui no , #OxeRecife, antes do aplicativo, já vínhamos denunciando o corte exagerado e errdicação de nossas silenciosas e queridas irmãs.  O sistema permite ao usuário o cadastramento de novas árvores ou que ainda não estejam cadastradas; o monitoramento e o acesso à divulgação de eventos da Sdsma e ao Manual de Arborização do Recife. Após o cadastramento, uma equipe da Sdsma vai analisar e liberar o acesso ao público. O Arborize tem informações de cada árvore da capital pernambucana, como condições, localização e existência de predadores.

Como incentivo da participação popular, a Sdsma vai destacar, através de medalhas, os usuários que estão interagindo constantemente com a plataforma digital. O funcionamento do aplicativo é simples, basta apenas o usuário se cadastrar, fornecendo CPF, e-mail e telefone, após isso terá acesso a todas as informações disponíveis na ferramenta. Será que com esse aplicativo – que ainda estou baixando – será possível saber quantas árvores já foram degoladas na gestão socialista? Eram 5 mil nos três primeiros anos de governo. Depois, esse número das vítimas da motosserra insana virou uma caixa preta. E o fato é que, hoje, ninguém sabe os números reais do arboricídio. Eu penso que já são umas 10 mil assassinadas. Parem de derrubar árvores. Quanto ao aplicativo, vamos ver se realmente funciona. Tomara que sim.

Leia também:
Recife ganha aplicativo Arborize. Viva!
Matas urbanas do Recife em discussão
Parem de derrubar árvores (130)

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Divulgação/PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *