Recife ganha aplicativo “Arborize”. Viva!

Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. O Recife está ganhando novas árvores. Cerca de 510 mudas de diversas espécies da Mata Atlântica começaram a ser plantadas às margens do nosso tão esquecido e degradado Rio Beberibe. O cultivo, que teve início na quarta-feira, deve se prolongar por mais cinco dias e beneficiará dois quilômetros de extensão. A reconstituição da mata ciliar do Beberibe acontece próximo à Academia da Cidade do bairro Campina do Barreto, na comunidade Chão de Estrelas e é fruto de compensação ambiental.

A iniciativa visa atrair a fauna,promover a restauração ecológica do local e reduzir problemas como erosão e assoreamento. De acordo com Alessandra de Carvalho, chefe de setor de Arborização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Sustnetável e Meio Ambiente do Recife,  as árvores escolhidas para este plantio são de espécies adaptadas ao ambiente mais úmido, como: saboneteira, cedro, ingá, Ipês, Jatobá, jenipapo, aroeira, entre outras. E na sexta, o Recife vai contar com uma novidade: o aplicativo Arborize, ferramenta que será utilizada para  ajudar no monitoramento de nossas árvores.

O aplicativo será lançado na manhã da sexta, durante plantio que acontece no entorno da Pequenos Profetas, organização não governamental que atua no Recife e que tem sede na Avenida Sul, no Bairro de São José. Criada por meio de parceria entre a Sdsma e a Controladoria Geral do Recife, o Arborize servirá para estimular ação colaborativa entre moradores “no trabalho de identificar e catalogar espécies existentes nas vias da cidade”. De acordo ainda com a Prefeitura, o usuário “também poderá se indicar como cuidador de uma árvore, além de receber medalhas relacionadas ao seu uso na plataforma”. O App poderá ser baixado nas lojas online e está disponível de forma gratuita. Vamos aguardar para ver. Todas as iniciativas em favor do verde e de nossas árvores merecem aplausos, aqui no #OxeRecife. Afinal, nós somos do time contra a motosserra insana e a favor do Parem de derrubar árvores.

Leia também:
Recife: 4 mil novas árvores em 2018?
Toras de baraúna apreendidas no Recife
Baobá e jardim das árvores decepadas
Jardim do Baobá ganha ampliação
Parem de derrubar árvores (na Bahia)

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife 
Foto: Divulgação/PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *