Recife ganha aplicativo “Arborize”. Viva!

Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. O Recife está ganhando novas árvores. Cerca de 510 mudas de diversas espécies da Mata Atlântica começaram a ser plantadas às margens do nosso tão esquecido e degradado Rio Beberibe. O cultivo, que teve início na quarta-feira, deve se prolongar por mais cinco dias e beneficiará dois quilômetros de extensão. A reconstituição da mata ciliar do Beberibe acontece próximo à Academia da Cidade do bairro Campina do Barreto, na comunidade Chão de Estrelas e é fruto de compensação ambiental.

A iniciativa visa atrair a fauna,promover a restauração ecológica do local e reduzir problemas como erosão e assoreamento. De acordo com Alessandra de Carvalho, chefe de setor de Arborização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Sustnetável e Meio Ambiente do Recife,  as árvores escolhidas para este plantio são de espécies adaptadas ao ambiente mais úmido, como: saboneteira, cedro, ingá, Ipês, Jatobá, jenipapo, aroeira, entre outras. E na sexta, o Recife vai contar com uma novidade: o aplicativo Arborize, ferramenta que será utilizada para  ajudar no monitoramento de nossas árvores.

O aplicativo será lançado na manhã da sexta, durante plantio que acontece no entorno da Pequenos Profetas, organização não governamental que atua no Recife e que tem sede na Avenida Sul, no Bairro de São José. Criada por meio de parceria entre a Sdsma e a Controladoria Geral do Recife, o Arborize servirá para estimular ação colaborativa entre moradores “no trabalho de identificar e catalogar espécies existentes nas vias da cidade”. De acordo ainda com a Prefeitura, o usuário “também poderá se indicar como cuidador de uma árvore, além de receber medalhas relacionadas ao seu uso na plataforma”. O App poderá ser baixado nas lojas online e está disponível de forma gratuita. Vamos aguardar para ver. Todas as iniciativas em favor do verde e de nossas árvores merecem aplausos, aqui no #OxeRecife. Afinal, nós somos do time contra a motosserra insana e a favor do Parem de derrubar árvores.

Leia também:
Recife: 4 mil novas árvores em 2018?
Toras de baraúna apreendidas no Recife
Baobá e jardim das árvores decepadas
Jardim do Baobá ganha ampliação
Parem de derrubar árvores (na Bahia)

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife 
Foto: Divulgação/PCR

Compartilhe

2 comentários

  1. Olá! Parabéns pelo seu trabalho. Sou viúva 89 anos e plantel PLUMERIA PUDICA – conhecida como buquê de noiva na minha calçada porque estavam jogando lixo e com contínuos acidentes de carro no muro, mas as pessoas quebravam os galhos por vandalismo. Gostaria de contratar um vigilante noturno para vigiar as 11 árvores na av. Presidente Kennedy Peixinhos. deboraoliveiranov@gmail.com Por Deus alguém me ajude!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.