Torre da Faculdade de Direito vai ser removida para não cair: risco de acidente

O Gerente de Infraestrutura da Faculdade de Direito do Recife, Elinaldo dos Santos Vilaça Júnior, informou hoje que a FDR  decidiu remover a torre do relógio que tombou na quarta. A operação exigirá guindaste e deve ser feita no final de semana. Por esse motivo, as aulas permanecem suspensas na sexta-feira (16), para garantir segurança de alunos e professores.

A ameaça da torre cair foi divulgada com exclusividade na quarta à noite pelo #OxeRecife. Com construção datada do início do século passado, o prédio da FDR é tombado e é um dos patrimônios arquitetônicos e históricos da nossa cidade. “O grupo de engenharia da Universidade Federal de Pernambuco esteve no local, fez fotos e vídeo com drone, e aconselhou a interdição e remoção”, disse Vilaça. Ou seja, há risco de desabamento mesmo.

“Logo que soubemos da inclinação, fizemos o comunicado ao Setor de Engenharia, e o arquiteto Jorge Passos, responsável pelo projeto executivo, aconselhou a interdição”. Ele informou, ainda, que o prédio vem passando por processo de restauração, inclusive com serviços já concluídos  em alguns setores, como os da fachada que fica de frente para o Parque Treze de Maio.

“Estamos em processo de licitação para restaurar a  parte externa do prédio  que dá para a Rua do Riachuelo”, contou. A restauração pretende contemplar cúpula, relógio, torres. “O edital foi lançado, as empresas fizeram visita técnica, mas o início da reforma ainda não tem data marcada”. O #OxeRecife apurou, no entanto, que o processo de licitação está sendo questionado na Justiça Federal. O Diretor da FDR, Francisco Queiroz já avisou aos alunos que não haverá aula nessa sexta. O #OxeRecife  procurou maiores informações sobre o processo, mas não conseguiu localizar os responsáveis pela Comissão Especial de Licitações de Obras da Ufpe.  A FDR fica no bairro da Boa Vista.

Leia também:
Torre da Faculdade de Direito tomba e aulas são suspensas
Visita guiada à FDR é sábado
Visita guiada na Faculdade de Direito
Visitas guiadas fazem sucesso na FDR
Encenação, violino e rosas na FDR
Relíquia achada na Faculdade de Direito
Os 190 anos da Faculdade de Direito
Faculdade de Direito comemora história
As guardiãs de 190 anos de memória

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto:Cortesia do leitor

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *