Cães e praia: “Ninguém faz cumprir a lei”

O final de semana está chegando com o feriado e, mais uma vez, quem for à praia de Boa Viagem, na Zona Sul, vai ser prejudicado pela omissão das autoridades E também por gente sem noção, que não cumpre o que determina a lei e continua levando seus cães para a beira-mar, para que os totós defequem na areia. O fato coloca em risco a saúde dos banhistas e principalmente das crianças, que costumam brincar com a terra.

Em Pernambuco, tem lei estadual proibindo a presença de animais domésticos nas praias. E se a lei existe, teria que ser cumprida. Não tenho nada contra os totós, mas entre a presença de animais na praia e a saúde da população, fico com a última. Até porque presencio muitos abusos, porque há donos de animais que não sabem o que é higiene. E muito menos educação. Aqui no #OxeRecife, as reclamações chegam aos montes, por parte dos leitores, que presenciam cenas grotescas. Como é o caso da banhista Maria da Penha. Vejam só o que ela presenciou, no último dia 23 de outubro, conforme relato enviado para nossa caixa de mensagens.

Donos de cães levam animais para passear na praia, e deixam lá os seus “carimbos”: falta de higiene e desrespeito à lei

“Hoje vi cachorros defecando na areia da praia de Boa Viagem, próximo às piscinas naturais”. E acrescenta: “Os donos simplesmente cobriram as fezes com areia e seguiram caminhada, como se nada tivesse acontecido”. Pior, pelo que se observa, quando os animais ficam enfezados. “Nesse mesmo local, também presenciei os mesmos cães atacando um ao outro, e foram parar em cima de turista desavisada, que se defendeu com uma cadeira”. E testemunha Maria da Penha: “Quase todos os dias, vejo cachorros na praia, tomando banho com seus donos e importunando crianças e adultos”.

A leitora pede atenção das autoridades para o caso, diante de omissão tão grande. “Ninguém faz cumprir a lei, e os donos dos animis acham que não é nada demais poluir a praia com as fezes dos caninos, e forçar outras pessoas a tomar banho de mar com seus cães”. Ela lembra que Boa Viagem é um dos cartões postais do Recife. “Ma acho que os turistas vão procurar outros locais mais higiênicos”. Alô, alô, Secretaria da Saúde, PM e Semoc, ninguém faz nada não é? É verdade que a presença de cães está liberada em alguns hotéis e até shopping-centers do Recife. Mas… na praia, todo mundo fica exposto a doenças. E a lei, existe para quê?

Leia também:
Boa Viagem é local de estresse?
Boa Viagem precisa de mais fiscalização 
“O saquinho é só enfeite”
Casa Amarela tem campanha ECOcô
Cães na praia: ninguém cumpre a lei
Vacinação sem campanha educativa
Campanha “Vizinho Legal” está nas ruas
Rua do Chacon dá exemplo de cidadania

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

3 comentários

  1. De fato existe essa Lei, apesar de não citada no texto é a lei “semas”12.321 de 06/01/ 2003, realmente ela não é comprida, porém é uma lei não comprida em toda sua extensão, já que a mesma , também proíbe o jogo de futebol vôlei, frescobol ou qualquer outro esporte coletivo na faixa de areia de quinta a domingo das 8 às 16 horas e a proibição é total nos meses de janeiro, fevereiro, junho julho e dezembro, em outras palavras, os donos do cães são tão infratores quanto os pais que jogam bola com seus filhos, as crianças que jogam pateca ou vôlei. Como lei é algo que deve servir para todos ou para ninguém fica óbvio o motivo da falta de punição para os donos de animais.

    1. Tenho um cachorro e achei muito equivocado de sua parte dizer que os tutores levam seus pets pra defecarem nas praias, você generalizou e de forma bem escrota. Pets merecem sim passear por onde seus tutores forem, o que é necessário é fiscalização e punição pra quem usa a praia pra fazer o que vc disse! Cuidado com as palavras e evite generalizar…

      1. João, eu ando muito pela praia e posso assegurar, sem margem de erro, que 90 por cento das pessoas que vão à areia com seus cachorros não levam sacos plásticos para recolher as fezes do animal, o mesmo acontecendo nas calçadas da cidade. Tenho maior respeito e gosto de animais, mas infelizmente, grande parte dos donos não age com cidadania.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.