CurioCidades do Recife no sábado

Quem for fazer o roteiro do Olha! Recife na tarde desse sábado (20), enfocando a presença da Maçonaria no Recife, pode ir ficando pela rua. E aguardar o início da noite. Isso porque hoje há mais uma edição do simático Projeto CurioCidades, dessa vez enfocando Histórias do Dia e da Noite.  O percurso será pelo bairro do Recife, onde serão relatadas curiosidades históricas, superstições, lendas e religiões que movimentaram nosso passado e permanecem nos livros e no nosso imaginário até os dias de hoje.

O CurioCidades é projeto especial, que faz parte do Olha! Recife, e promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. O passeio, portanto, é gratuito. Mas a exemplo do Olha! Recife é necessário fazer a inscrição. As inscrições começaram na sexta, e são feitas no mesmo site do Olha!Recife (www.olharecife.com.br).  Mas isso não impede que você participe do passeio, mesmo que não tenha tomado aquela iniciativa. Isso porque os passeios a pé são como coração de mãe: sempre há lugar para mais um.

Na edição de hoje, os participantes poderão conhecer histórias que foram realidade, outras que pertencem ao mundo fantástico, e algumas ligadas à fé. “A caminhada terá participação de guia de turismo, atores e músicos, fazendo intervenções e interagindo com o público, durante todo o trajeto”, pontuou Luiz Rafael, um dos organizadores da programação.

Serão apresentados fatos ligados à presença judaica no Recife e à primeira Sinagoga das Américas(foto), além de entidades espirituais de religiões de matriz africana, acidentes geográficos explicados por lendas e loas de maracatus. Os participantes do passeio conhecerão também, edifícios da Bélle Époque e a história de um dos maiores saques da história da pirataria,  que ficou conhecido como A captura do Recife. O grupo se encontra às 18h, na Praça do Arsenal.

Leia também:
A face maçônica e religiosa do Recife
“CurioCidades” no Olha!Recife. Vamos?
Cidade assombrada, no Olha! Recife
Arquitetura de ferro no Olha! Recife
O ferro na arquitetura do Recife

Serviço:
CurioCidades (Sábado)
Dia: 20/10, 20/10
Hora: 18h
Saída: Praça do Arsenal

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife~]

 

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *