Bonecos de pano, livro e imaginação

Os brinquedos fazem parte não só da vida e necessidades das crianças, como aparecem, também, na Literatura infantil. E com frequência. Estão aí personagens clássicos como o Soldadinho de Chumbo e a Bailarina. E por que não lembrar a brasileira Emília, boneca de pano que vem a ser a mais popular personagem infantil criada por Monteiro Lobato (1882-1948)? Pois é exatamente a história  de dois bonecos de pano, Dadinho e Trancinha, que é contada no livro Um Novo Abraço, que será lançada no domingo, 21, na programação Domingo dos Pequenos no Museu, que acontece a partir das nove da manhã, no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte.

Dadinho e Trancinha pertencem há muitos anos a um mesmo dono, mas são deixados para trás, durante uma mudança da família. A iniciativa da publicação é da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O autor estará presente. E haverá contação da histórias. “Os bonecos percebem que estão ‘acabados’, mas não se dão por derrotados, nem se deixam levar pela opinião dos brinquedos modernos e iniciam sua busca pela utilidade”, revela o autor, Henrique Vale. E antecipa: “Ao longo da jornada, os bonecos descobrem que a vida em liberdade é mais difícil do que imaginavam”. A jornada leva os pequenos a reflexões sobre amizade, desigualdade, partilha, solidariedade e busca de aceitação.

As histórias de Henrique sempre misturam o mundo real com o fantástico, exercitando a imaginação dos pequenos leitores. “Acredito que a fantasia é essencial para a literatura infantil; é um elemento de criação literária que tem como finalidade facilitar a comunicação com as crianças, gerar encantamento e é ideal para despertar o interesse pelos livros.” O autor recomenda a leitura da obra de 36 páginas para crianças a partir dos oito anos de idade. Os protagonistas foram inspirados em uma lembrança da infância de Henrique. Dois bonecos que pertenciam à casa da sua avó e ficavam pendurados na parede, assim como na narrativa. Além do lançamento literário, o Domingo dos Pequenos no Museu oferecerá gratuitamente uma série de atividades para as crianças, entre oficinas e visitas guiadas ao Museu do Homem do Nordeste. A entrada é gratuita.

Leia também:
Livro com lendas do Sertão
Cadê Miguel? O menino que esqueceu de ver o mundo
Aulas de história lúdicas e divertidas
Livros e Academia mobilizam escolas
Alunos fazem livros sobre 20 bairros
“Quem vai salvar o rio?”

SERVIÇO
Lançamento do livro Um novo abraço
Quando: 21 de outubro
Horário: 9h ás 12h
Onde: Museu do Homem do Nordeste
Endereço: Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte
Preço: R$ 25,00 (livro impresso), R$ 7,00 (E-book)

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *