A face maçônica e religiosa do Recife

Quando eu era criança, existia um tabu grande sobre a maçonaria. A simples menção a este nome ou referência a alguém que fosse maçom, era feita em voz baixa. Inocente, eu até pensava que maçonaria fosse uma sociedade oculta, daquelas que via nos livros, uma confraria de bruxas, feiticeiros. A sensação é compartilhada por companheiras e companheiros de caminhadas, da mesma geração, que enfrentaram os mesmos “mistérios” na infância.  Hoje, a gente sabe que a Maçonaria não era nada disso. Até porque teve participação ativa em vários eventos da História do Brasil. E agora, já não é uma instituição assim tão secreta. Tanto que a presença maçônica no Recife é um dos roteiros do Olha! Recife deste final de semana.

O roteiro sobre a Maçonarria acontece no sábado, 20, e será feito  à tarde e a pé. “Gira em torno da importância histórica, social e política da maçonaria na cidade”, informa a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. “A programação envolve visitas a vários edifícios que carregam o símbolo maçônico em suas fachadas e interiores”, promete. “O Olha! Recife Maçônico vai conhecer locais como o Liceu de Artes e Ofícios, construído pela Sociedade de Intelectuais e Artistas Liberais, e a igreja de São José do Ribamar, formada por artesãos recifenses”.  No trajeto serão apresentadas algumas lojas maçônicas e será possível entrar no Palácio Maçônico, que ocupa um dos palacetes da Rua da Aurora. No sábado (20), também, sendo que pela manhã, tem passeio de catamarã  pelo Rio Capibaribe.

Já no domingo (21),  o roteiro a pé será pelo bairro da Boa Vista. O grupo percorrerá locais importantes do bairro central, como a Rua do Hospício, Praça Maciel Pinheiro, Igreja Matriz e o mercado público do bairro, um dos mais movimentados e queridos da cena boêmia da cidade.  O ponto de encontro será na loja do Atacado dos Presentes, na Avenida Conde da Boa Vista, e a caminhada sairá de lá às 9h30. Na quarta-feira, o Olha Recife a pé vai contar como surgiram, quais eram as funções e qual a participação dos pátios das igrejas na formação urbana e social do Recife, além de explorar as suas relações com os seus entornos. No trajeto, será lembrado o antigo Largo do Corpo Santo e serão visitados o Pátio do Carmo, Pátio de São Pedro, Pátio do Livramento e Pátio de Santa Cruz. As inscrições para todos os passeios são gratuitas e abrem na próxima sexta-feira (19), a partir das 9h, através do site: www.olharecife.com.br.

Leia também: 
As relíquias da Rua do Imperador
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
Relíquias religiosas no Olha! Recife 
Poesia e herança árabe no Olha! Recife
Arquitetura de Ferro no Olha! Recife

Serviço:
Olha!Recife no Rio (Sábado)
Dia: 20/10
Hora: 9h
Saída: Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas

Olha!Recife Maçônico, a pé (Sábado)
Dia: 20/10
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha!Recife a pé (Domingo)
Dia: 21/10
Hora: 9h30
Saída: Atacado dos Presentes

Olha!Recife a pé (Quarta-feira)
Dia: 24/10
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *