Severino da Paz está em todas

Com a sombrinha de frevo na cabeça – uma espécie de marca registrada – Severino da Paz  é figura conhecida nas manifestações populares do Recife. Pode ser uma festa de carnaval, uma gafieira, um marcha de de protesto, uma torcida pelo Brasil, na Copa do Mundo. Sempre está lá, enrolado em uma Bandeira Nacional, o que já lhe rendeu algumas chances de figurar em fotografias das primeiras páginas dos jornais.

Quase meu vizinho – mora uma rua depois –  é figura querida pela comunidade. E muito solidário. Durante um atentado que sofri, quando marginais quase atearam fogo à minha casa, fazendo queimar meu carro, Severino acordou de madrugada, com o barulho das explosões do tanque de gasolina do automóvel, que terminou virando cinza. Ele foi elemento importante para evitar uma tragédia. Com toda a carga dramática, cobrava presença urgente do Corpo de Bombeiros  pelo seu celular. “Venham logo que a casa da mulher está pegando fogo”, implorava por rapidez, para evitar que o fogo se alastrasse.

Em poucos minutos, chegava uma guarnição do Corpo de Bombeiros, que evitou que o prejuízo fosse ainda maior. Desde este dia, ficamos muito próximos. Fazemos festa quando nos encontramos na rua, na frente de casa, em qualquer lugar.  E, de uns tempos para cá, Severino enveredou pela política.  Já disputou mandado de vereador, de deputado estadual e, dessa vez, de deputado federal. Mesmo em dia de preocupação com as urnas, não deixou de lado a sua habitual solidariedade. Encontrei-o hoje no Colégio Silva Jardim, no Monteiro, Zona Norte do Recife. Ele estava ajudando um deficiente físico, com muita dificuldade de andar,  a chegar à sua secção eleitoral. Bravo Severino!

Leia também:
O Recife do #EleNão e do #EleSim
Praia, funk, eleição e esperança
O lixo eleitoral nas ruas
Assembleia Legislativa tem primeira candidata trans 
A luta pela inclusão e acessibilidade

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *