Até jiboia é apreendida em cativeiro

Pássaros pequenos ou grandes – papagaio, arara, tucano, jacu – ainda são alvo de pessoas que pensam que esses animais silvestres podem ser criados em casa, como pets. Não, não podem. É proibido, é crime ambiental mantê-los em cativeiro, pois quem é o verdadeiro dono deles é a natureza. Florestas, matas, parques, as margens dos rios.

Pois até cobra, aparece gente querendo criar em casa. A Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh) recebeu, há alguns dias, denúncia que resultou no resgate de duas jiboias. Isso depois que a Delegacia da Macaxeira (bairro da Zona Norte do Recife), recebeu informação indicando porte ilegal de armas por parte de um morador.

Um policial civil foi ao endereço referido, mas não encontrou nenhuma arma. Em compensação, achou algumas gaiolas com pássaros anilhados e um viveiro onde as duas serpentes eram criadas. O proprietário apresentou documentos de comprovação de que as aves são oriundas de criadouros legalizados. Mas, no caso das jiboias (Boa constrictor), não constava registro algum. Um TCO foi lavrado e as jiboias foram apreendidas. Já estão no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco, o Cetas  Tangara. Posteriormente, voltarão à natureza, de onde nunca deveriam ter saído. #VivaNatureza

Leia também:
Motociclista e PRF salvam jiboia
De bicicleta, com a jiboia amiga
Jiboia recolhida na Madalena

 Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cprh/ Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *