Olha!Recife tem bike, museu e “Nassau”

O Projeto Olha! Recife está bem diversificado, com mais uma edição do CurioCidades, neste final de semana. Tem visita a museu (ônibus), passeio pela Orla de Boa Viagem (bicicleta) e dois roteiros a pé.  Na programação do sábado (22), em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, o percurso vai ser de bike pela Zona Sul, com ponto final do Centro Santos Dumont, local pouco conhecido pelos que moram na Zona Norte do Recife. O ponto de encontro será o Centro de Atendimento ao Turista Ambiental, que fica no Segundo Jardim de Boa Viagem. A saída será às 14h30m. O número de bicicletas ofertadas é que é pequeno: apenas dez.

“Mas quem tiver a sua magrela pode acompanhar o grupo, que terá um guia de turismo”, informa a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. Ainda no sábado, há um passeio para o Instituto Ricardo Brennand, que fica no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. O IRB é considerado um dos melhores museus da América do Sul. No domingo, o roteiro é a pé, e passará pelas pontes do Recife Antigo. Na quarta-feira (26) os inscritos visitarão quatro museus diferentes, dentro da Primavera de Museus.

Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, está no roteiro do Olha! Recife do sábado: percurso será de ônibus

As programações são gratuitas e incentivam os recifenses e turistas a conhecerem e desfrutarem do que a cidade oferece. O passeio ao Instituto Ricardo Brennand – dentro da segunda edição do CurioCidades – vai ter até ator, interpretando Maurício de Nassau. Ele vai contar aos participantes sobre alguns dos pioneirismos do Recife no século 17, como a primeira ponte do Brasil, a primeira fábrica de cervejas e o primeiro observatório astronômico do hemisfério sul. O museu tem grande acervo dedicado ao período holandês.  Os participantes inscritos terão acesso gratuito.

No Olha! Recife a pé do domingo (23), serão conhecidas algumas das pontes que cortam rios e que ligam bairros, histórias e sentimentos da cidade. No passeio, serão observadas suas estruturas, estilos arquitetônicos e a participação das construções na história da cidade. Em comemoração à Primavera dos Museus, no passeio a pé da quarta-feira (26), serão visitados: o Paço do Frevo, o Cais do Sertão e as Embaixadas de Pernambuco e dos Bonecos Gigantes. O ponto de encontro será na Praça do Arsenal, às 14h. As inscrições para esse e para os demais passeios abrem na sexta-feira (21), às 9h, através do site: www.olharecife.com.br.

Leia também:
O ferro na arquitetura do Recife
Uma cidade boa para todo mundo
Olha! Recife: roteiro sobre o Dom da Paz
As relíquias da Rua da Conceição
Minha tarde no Olha! Recife

Serviço:
Olha!Recife de ônibus (Sábado)
CurioCidades
Dia: 22/09
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife Pedalando(Sábado)
Boa Viagem
Dia: 22/09
Hora: 14h30
Saída: Segundo Jardim de Boa Viagem 

Olha!Recife a pé (Domingo)
Pontes do Centro
Dia: 23/09
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha!Recife a pé (Quarta-feira)
Primavera dos Museus
Dia: 26/09
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos:  Paloma Amorim (Irb) e Maurício Ferry (PCR)

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.