Vila 7 faz oficina de livros cartoneros

Nesses tempos de tanta preocupação com o meio ambiente, que tal motivar a meninada para fazer um livro cartonero? Aquele que aproveita materiais normalmente descartados, como caixas de papelão?  Experiências do gênero são cada dia mais frequentes, inclusive no Recife, onde estudantes de escolas públicas já produziram livros artesanais sobre 20 bairros. Agora a Vila 7 dá essa divertida chance às crianças, ofertando oficina na sua loja do bairro das Graças, no  próximo sábado (22), a  partir das 15 horas.

A oficina é destinada a crianças com idade entre sete e doze anos. Elas vão criar história, farão capa (com material reaproveitado) e confeccionarão o livro.  O investimento é de R$ 80, inclui o material a ser utilizado e lanche saudável da  GreenMix, que tem loja no mesmo endereço. Para ministrar a oficina, foi convidado Fábio Prestes Cavenaghi.

Poeta, rapper e artista plástico, ele é apaixonado por esse tipo de “edição”, e já fez várias oficinas do gênero, inclusive em comunidades carentes, já que  o livro pode se transformar, também, em uma fonte de renda. Em 2012, Fábio participou junto ao Coletivo Dulcinéia Catadora de São Paulo da mostra inaugural do MAR ( Museu de Arte do Rio) com a exposição O Abrigo e o Terreno.

No Coletivo, foram confeccionados quatro livros no formato cartonero,  com grupo de moradores da Favela da Pedra Lisa, Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Os livros foram confeccionados  na própria comunidade. Em 2016, Fábio lançou seu primeiro livro de poesias no formato cartonero, em cuja confecção são usados papelões recolhidos nas ruas. Recortados e pintados (com tinta guache), eles viram as capas dos livros, produzidos em papel reciclado e montados com cordões.  Veja como fazer inscrição no serviço abaixo.

Leia também:
Livro em quadrinhos sobre Santo Amaro
Livros artesanais  são destaque em escolas públicas
Alunos fazem livros sobre 20 bairros
“Compra” de livros sem gastar tostão

Serviço:
O quê: Oficina de Livros Cartoneros
Quando: sábado (22/9), às 15h
Onde: Vila 7, Avenida Rui Barbosa, 1105, Graças  (no mesmo imóvel onde funciona a Toyolex, defronte do colégio São Luís)
Faixa etária: sete a doze 
Link para inscrição: http://bit.Iy/oficinavila7

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *