Sinfonia de Beethoven no Santa Isabel

Depois da maravilhosa apresentação promovida pelo Conservatório Pernambucano de Música no Palácio do Campo das Princesas, no último domingo, o público recifense volta a dispor na noite de quarta-feira (19) de mais um programão, também gratuito. É que a Orquestra Sinfônica do Recife  apresenta-se a partir das 20h, no Teatro Santa Isabel, no sétimo concerto da temporada. De acordo com o Maestro Marlos Nobre, o programa vai de Beethoven a Alberto Nepomuceno.

Do Ludwig Van Beethoven (1770-1827),  ele escolheu  a célebre Sinfonia Nº 5 em Do  Menor, Opus 67. “O gênio da música erudita trabalhou por muito tempo na elaboração dessa peça, apesar de ser uma das mais curtas de sua carreira”, diz o regente. “A obra foi concluída na primavera de 1808, mas há esboços que datam de 1804, o que demonstra o trabalho minucioso e laborioso do compositor”, explica Marlos Nobre.

Crianças  e jovens  travam os primeiros contatos com a música erudita, no Projeto Concertos para a Juventude

Quem também estará na programação da Orquestra Sinfônica do Recife é Alberto Nepomuceno (1864-1920). Ele é considerado uma espécie de pai do nacionalismo da música erudita brasileira. Natural do Ceará,  passou a infância no Recife. Mas, aos 18, foi estudar na Itália, na Academia Santa Cecília, em Roma. Dele, será executada a percussiva peça Batuque para Orquestra. “Seguramente, sua vivência no Recife foi de extremo relevo para que o compositor escrevesse, em sua temporada na Europa, obras tão significativamente rítmicas e ligadas às batidas feéricas do Maracatu”, destaca Nobre.

Para assistir ao concerto da próxima quarta-feira, basta chegar uma hora antes do espetáculo para retirar o convite na bilheteria no teatro. Na terça (18), como é habitual, Marlos Nobre dá uma aula-espetáculo para estudantes, o que ocorre às 10h, também no Santa Isabel. A iniciativa é parte do projeto Concertos para a Juventude, e exige inscrição prévia por telefone (3355-3323).  Os Concertos para a Juventude tanto podem ser destinados a crianças e jovens de escolas públicas quanto particulares. Basta que a instituição se inscreva. Já assisti uma aula espetáculo e adorei. É bem didática. Ele fala não só dos compositores do concerto da quarta, como também explica a função de cada instrumento utilizado pela orquestra.

Leia também:
O lado alucinante da música clássica
Apagão adia concerto da Sinfônica
Música erudita para adultos e crianças

Serviço
Concertos para Juventude
Data: Terça-feira, 18 de setembro
Horário: 10h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Inscrições: 3355-3323

Sétimo Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica do Recife
Data: Quarta-feira, 19 de setembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca. Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
Informações: 3355-3322

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *