“Dia Mundial da Limpeza” no Recife

Amanhã, 15 de setembro, é o World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). Trata-se de uma maratona, que ocorre em 150 países, incluindo o Brasil, no qual 300 municípios estão mobilizados, o Recife incluído. A mobilização, no entanto, já começou desde a última quarta-feira. E prossegue  até o sábado. A ação – que mobiliza milhões de pessoas no mundo – visa limpar de resíduos os seus países. No final de semana, mutirões de limpeza serão realizados em vários pontos da cidade. E será inaugurado um CAT Ambiental (Centro de Atendimento ao Turista Ambienta), que funcionará no Segundo Jardim da praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

 

O Cat vai orientar moradores (é preciso mesmo) e visitantes sobre os atrativos da cidade e sensibilizá-los a respeito da preservação da praia, em especial sobre a importância de se destinar corretamente os resíduos. A programação, no dia 15, começará por volta das 8h e contará com voluntários realizando de coleta de resíduos em quatro locais: praia de Boa Viagem, Avenida Conde da Boa Vista, Praça do Diário e Estação do Metrô do Recife. Na orla, a Uninassau ainda levará descontração para o ponto do mutirão, com aulas de alongamento, zumba, entre outras. No metrô, uma equipe da Celpe estará com o programa Vale Luz, que incentiva a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de luz.

O descarte irregular de lixo é visto em bairros periféricos e também em zonas nobres do Recife. Êta gente mal educada….

Já no Centro, antes de iniciar as atividades de coleta, haverá uma mesa redonda, com Ellen Fernanda (do Bate-papo Sustentável), Dona Rosa (Cataki), Tião Santos (Limpa Brasil) e Susyane (UFPE). Aberto, o debate acontece na sede da Fafire, onde ficará o ponto de concentração da iniciativa na região. A Prefeitura do Recife fará parte das ações através das secretarias de Educação, Saneamento, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

Os interessados em participar da “faxina coletiva” podem se engajar de duas formas: levando o material reciclável de sua casa e entregando em qualquer um dos quatro pontos de coleta. Ou então, retirando num desses pontos um kit contendo um saco de 100 litros e luvas para coletar o material reciclável que estiver descartado incorretamente. Ao final, todo material reciclável recolhido será levado pela Emlurb às cooperativas de catadores da cidade.  Confira a programação, que além da trabalheira vai incluir diversões.  Você pode conferir as ações na programação abaixo.

Leia também:
Lixo fecha as calçadas
Faxina na Zona Norte. Só ela resolve?
Não jogue lixo na rua. Chame o 156
A peleja da Emlurb com os porcalhões
Rio com lixo para turista ver 
Faça um gol, beba na lata, ajude a mata 
O porco bicho e o humano porco
O Recife e os porcos urbanos
Troque seu lixo eletrônico por plantas

Programação:
Sábado (15|09)
Praia de Boa Viagem
09h30 – Concentração Posto 07
09h45 – Alongamento/ zumba
10h15 – Divisão dos grupos e mutirão
12h – Separação e triagem
12h30 – Encerramento

Segundo Jardim de Boa Viagem
16h – Conversa Ambiental com Tião Viana – Limpa Brasil
16h30 – Esquete Teatral Mude o Pensamento (Turma Mangue e Tal)
17h – Inauguração do CAT- Ambiental
17h20 – Apresentação Maracatu Estrela do Mar – Centro Escola Mangue

Avenida Conde da Boa Vista
8h00 – Palestra/mesa redonda: Ellen Fernanda -Bate papo Sustentável, Dona Rosa – Cataki, Tião Santos e Susyane UFPE, na Fafire.
9h00 – Mutirão: 5 grupos. (subgrupo por material)
10h30 –  Pesagem dos materiais: Celpe – Vale Luz
11h00 – (retorno de desconto em entidades carente)

Praça do Diário
8h – Concentração
8h30 – Apresentação da Proposta
8h45 – Divisão dos grupos
9h – Mutirão
10h – Retorno dos grupos
10h15 – Separação e triagem
11h – Encerramento

Estação do Metrô do Recife
8h – Concentração
8h30  – Apresentação da Proposta
8h45 –  Divisão dos grupos
9h – Mutirão
10h – Retorno dos grupos
10h15 – Separação e triagem
Troca de material reciclável na tenda do Vale Luz
11h Encerramento

Texto e fotos: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *