Olha! Recife: roteiro sobre Dom da Paz

Atenção, gente. O Olha! Recife anunciado esta semana está bem movimentado. Cheio de novidades, com bons roteiros, inclusive um, bem interessante (e até didático), em homenagem ao Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara (1909-1999), o Dom da Paz. Dom Helder uma das figuras mais ouvidas e respeitadas da Igreja Católica, e também um baluarte da luta contra a a censura, a falta de liberdade e a tortura, durante os anos de chumbo pós 1964. Pela sua luta em defesa dos direitos humanos, durante a ditadura, Dom Hélder chegou a ter seu nome lembrado para o Prêmio Nobel da Paz.

O passeio sobre Dom Hélder será de ônibus, no sábado, 15. E terá o Recife e Olinda no roteiro (onde seu corpo está sepultado). Dom Hélder foi um fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e um dos idealizadores da chamada Teologia da Libertação, que tanto “trabalho” deu ao regime militar, mas que encheu de esperanças pobres e oprimidos. Entre os locais visitados estão o Memorial Dom Hélder, na Rua Henrique Dias e a Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista.

A Rua das Fronteiras está no roteiro, porque, com a simplicidade que lhe era peculiar, o arcebispo preferiu morar em uma casa simples, ao invés de usufruir da pompa do cargo eclesiástico, no Palácio dos Manguinhos. Durante a ditadura, sua casa chegou a ser alvejada. No mesmo sábado, tem passeio de barco pelo Capibaribe. Dessa vez, sob um ângulo diferente: os participantes do passeio no Capibaribe serão acompanhados por um guia que informará sobre a cidade e a música local. A partir do rio se abrem panoramas da paisagem do centro da cidade, seus prédios, palácios, mangues, igrejas e museus. O passeio tem duração média de 1h20 e acontece neste sábado (15).

No domingo (16), o roteiro  a pé será por uma das mais elegantes e antigas vias do Recife, a Avenida Rui Barbosa. Repleta de refinadas construções, a avenida abriga um impressionante acervo de casarões, palacetes, jardins e igrejas que remontam á civilização do açúcar. O ponto de encontro será na capela do Parque da Jaqueira e a caminhada passará por locais como o Solar da Jaqueira, a Academia Pernambucana de Letras, a antiga casa do Barão de Casa Forte, Colégio Damas, antiga estação da Ponte D’Uchoa, Palácio dos Manguinhos e outros prédios..

Ou seja, no domingo, a incursão a pé será pelos bairros da Jaqueira e das Graças, que, apesar do desenvolvimento e da urbanização, ainda guardam muitos traços do passado para se curtir. Pensam que acabou: Acabou não. Na quarta (19) tem mais. E  o roteiro, a pé, será pelo bairro da Madalena. A histórica localidade remanescente de engenho será tema da caminhada que passará pelo mercado público, Museu da Abolição, Praça Euclides da Cunha, antiga casa de Manoel Borba e palacetes da Rua Benfica. As inscrições para os passeios são feitas através do site: www.olharecife.com.br e começam na sexta-feira (14), a partir das 9h.

Leia também:
Minha tarde no Olha! Recife
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Arquitetura de ferro no Olha!Recife 
Olha! Recife com Nassau, ponte e jornal
Olha! Recife extra no Sítio Trindade

Serviço
Olha!Recife no Rio (Sábado)
Volta à Ilha
Dia: 15/09
Hora: 9h
Saída: Catamaran Tours (Próximo ao Forte das Cinco Pontas)

Olha! Recife de ônibus (Sábado)
Circuito Dom Hélder
Dia: 15/09
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (Domingo)
Caminhada Avenida Rui Barbosa
Dia: 16/09
Hora: 9h
Saída: Capela do Parque da Jaqueira

Olha! Recife a pé (Quarta-feira)
Bairro da Madalena
Dia: 19/09
Hora: 14h
Saída: Mercado da Madalena – Entrada principal da Rua Real da Torre
Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir das nove horas da sexta, 14

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *