Artesãos de Goiana: livro e exposição

Geralmente, quando se fala em civilização do barro em Pernambuco, a lembrança que chega logo é a do Alto do Moura, em Caruaru, na Região Agreste. É que na terra de mestres como Vitalino e Zé Caboclo,  fica o maior centro de produção de artes figurativas da América Latina. Também há muitas referências sobre Tracunhaém, outro polo ceramista, que se localiza na Zona da Mata.

Poucos, no entanto, falam de Goiana, terra de Zé do Carmo, que tem anjos até no Vaticano. Com trabalho bem diferenciado do que é feito nas duas outras cidades, os artesãos de Goiana acabam de ganhar catálogo, já lançado naquela cidade, localizada a 61 quilômetros do Recife. O catálogo Homens de Barro de Goiana  tem edição luxuosa, possui 142 páginas, e documenta vida e trabalho do próprio Zé do Carmo e de oito outros artesãos.

Gercino Santos, Luiz Gonzaga, Lázaro, Tog, Luíz Carlos, Adilson Vitorino, Fernando Nascimento e Edvaldo Manoel integram o livro, publicação de Afonso Oliveira Produções Culturais, em parceria com o Sesc Ler Goiana. O livro tem incentivo do Governo de Pernambuco, via Funcultura.  Para marcar a edição, foi inaugurada exposição com obras dos artistas populares, enfocados no catálogo.

A mostra fica em cartaz até 28 de setembro ,  no Museu de Arte Sacra que funciona no Sesc Ler, em Goiana. A exposição disponibiliza 50 obras, divididas em 60 anos de história, e através dela o público pode conhecer melhor a cerâmica figurativa dos canaviais.  E está organizada em três eixos: ceramistas, movimentos e expressões. As visitas ocorrem das nove às 17h, de segunda a sexta-feira, no Museu de Arte Sacra do Sesc Ler, em Goiana. O endereço  é Rua do Arame, S/N, Centro. A entrada é gratuita. Já o livro custa R$ 65, e por enquanto só está disponível na San Livros, na cidade de Goiana.

Leia também:
Primeiro museu de arte sacra da América Latina quase perde acervo
A saga dos santos resgatados
Do momento mágico a guardião
A melhor conexão é com a natureza

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *