“Música na Igreja” vai ser na Macaxeira

Normalmente tendo como cenário a  riqueza barroca da Igreja da Madre de Deus (foto), o Projeto Música na Igreja se transfere neste final de semana para a Zona Norte do Recife. Mais precisamente para a Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, que fica no bairro popular da Macaxeira.

O concerto vai ficar por conta das crianças e adolescentes atendidos no Centro Social Dom João da Costa, que se apresentam gratuitamente, no domingo, a partir das 18h30m. O Música na Igreja é iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. E acontece no primeiro domingo de cada mês, sempre naquela igreja barroca, que fica no Bairro do Recife. Em setembro, o projeto persiste, mas muda de endereço.

Com seus 60 anos de construção, a Igreja Santa Maria Mãe de Deus carrega uma vasta bagagem histórica. A edificação funcionou como capela da vila operária da Macaxeira até o começo do século 20, tendo sido foi fundada para atender aos ofícios religiosos da comunidade, que se formava no entorno da Cotonifício de Othon Bezerra de Melo, antiga fábrica de tecidos.

A arquitetura possui referências neocoloniais na fachada e no interior da igreja. No antigo cotonifício, funciona hoje uma escola estadual. Ele fica em terras do atual Parque Urbano da Macaxeira, o maior e um dos mais bonitos do Recife, que foi implantado pelo então Governador Eduardo Campos (PSB), já falecido. No mês passado, o Parque recebeu moradores de todas as partes do Recife, inclusive da Zona Sul – que não o conheciam – para assistir a uma noite memorável, com concerto comandado pelo pianista nota mil Artur Moreira Lima.

Leia também:
Duas estreias no Música na Igreja
“Música na Igreja” em clima de Natal
Não perca hoje o Música na Igreja
Domingo Musical na Igreja e no Palácio
Parque da Macaxeira: Piano para todos

Serviço
Música na Igreja
Local: Igreja Paróquia Santa Maria Mãe de Deus – Rua Ida – Macaxeira, , s/n, Bairro Da Macaxeira
Dia: 02/09
Hora: 18h30

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.