A herança do Conde da Boa Vista

Está movimentada a programação do Olha! Recife, que abre o mês de setembro. Aqueles que amam o Capibaribe, têm mais uma chance de navegar em suas águas, passando sob as pontes, ao lado dos manguezais, próximo ao encontro do rio com o mar e admirar o velho casario de bairros como Santo Antônio e São José. O roteiro Águas do Capibaribe acontece logo no sábado (1/09). O ponto de encontro é no Catamaran Tours (Próximo ao Forte das Cinco Pontas), às 9h. Corra para se inscrever, porque a demanda é grande, quando tem um barco para fazer o caminho. 

No dia seguinte, domingo (2), o Olha! Recife a pé e levará os participantes a conhecerem a história de José do Rêgo Barros, Conde da Boa Vista, que dá nome a uma das mais importantes Avenidas do Recife, antiga Rua Formosa. Mas para nós,que fazemos o #OxeRecife, achamos que a via hoje nem tão “formosa” assim. O conde foi Presidente da Província de Pernambuco de 1837 a 1844. Muitas transformações que ocorreram no Recife do século 19, passaram pelas suas mãos: o Teatro de Santa Isabel, novas pontes e aterros voltados à expansão da cidade.

Construído por portugueses e finalizado por holandeses,o Forte do Brum é um dos alvos do Olha! Recife.

O passeio sobre o Conde da Boa Vista irá contemplar o Cais da Alfândega, o Palácio do Campo das Princesas e a Rua da Aurora, onde está o palacete que foi moradia do Conde. Na quarta-feira (5), o roteiro a pé vai até o Forte do Brum, que está inscrito numa lista de candidatura a patrimônio da humanidade (UNESCO). Ele foi construído a partir de 1626 pelos portugueses e concluído em 1630, pelos holandeses.

Bem conservado, o Forte de São João Batista do Brum abriga atualmente um Museu Militar onde estão expostas armas, munições e fardamentos desde a época da invasão holandesa até o século 20. As inscrições para os três passeios são abertas nesta sexta-feira (31), a partir das 9h, pelo site: www.olharecife.com.br. Já fiz alguns desses passeios, inclusive com grupos alternativos, como o Caminhadas Domingueiras e o MeninXs na Rua.  Conhecer um pouco mais sobre a nossa história e também sobre nossa arquitetura, sempre vale a pena.

Leia também:
MeninXs na Rua foram pelo rio
As saudáveis caminhadas de domingo
Um passeio pela história do Recife
Passeio por três séculos de história
Praça Fleming e o Recife sem memória

Serviço:
Olha!Recife no Rio – Águas do Capibaribe (sábado)
Volta à Ilha
Dia: 01/09
Hora: 9h
Saída: Catamaran Tours (Próximo ao Forte das Cinco Pontas)

Olha!Recife a pé (Circuito Francisco do Rêgo Barros, Conde da Boa Vista)
Dia: 02/09
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha!Recife a pé (quarta-feira)
Forte do Brum, presença portuguesa e holandesa no Recife
Forte do Brum
Dia: 05/09
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife 
Foto: Marcos Pastich/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *