Parem de derrubar árvores (129)

Mais um “tamborete” nas ruas do Recife. Este encontrei na Elísio Medrado, no bairro da Várzea, quando voltava de uma caminhada com o Grupo MeninXs na Rua,  durante visita à Oficina Francisco Brennand. O toquinho fica em frente a um baobá adolescente e bem pertinho do Padre Cícero, da Caxangá. Infelizmente, é mais uma vítima de arborícido, entre tantas que temos encontrado nas andanças por esta cidade cada vez mais carente de verde.

Só aqui no #OxeRecife, o registro de árvores “erradicadas” (jargão utilizado nos meios oficiais) já chega a 213  o número daquelas que sumiram da paisagem. Tudo documentado, com endereço, foto e data do registro. E não sou só eu que reclamo não. Ao constatar minha preocupação e as informações publicadas no #OxeRecife, a leitora Helena Amaral comenta: “Eu vou ser sua colaboradora. Só vejo isso por onde ando”. Todo mundo está reclamando, e também há muita gente preocupada com o futuro do clima da cidade.

Nas redes sociais do #OxeRecife, outro leitor desabafa; “Eu não entendo esse povo do Recife”. E completa: “Sete meses em um calor da bexiga, e esse bando de retardados vai derrubar justamente aquilo que traz oxigênio para a população”. Já Carmem Lúcia Freitas Rodrigues comenta a bagaceira em que está se transformando a paisagem do Recife, em decorrência da ação da motosserra insana. . “Está demais mesmo, estão acabando com as árvores do Recife”.

Outro leitor, Maurício Marinho Falcão, em mensagem enviada ao #OxeReciferelata problema em relação a município vizinho: “Pior fizeram em Paulista, onde na Estrada do Frio destruíram uma mata inteira”. Oi, Maurício, informo a você que sobre Paulista o #OxeRecife já esteve lá duas vezes, para acusar a devastação. No Recife, são as árvores urbanas que estão tombando, por falta de políticas adequadas. Em Paulista, pelo que observei, a especulação imobiliária vai deixar a cidade careca. A cobertura verde está mesmo indo embora. Pelo que eu saiba, a Agência Estadual do Meio Ambiente embargou quatro ações de desmatamento no município vizinho.

Leia também:
Matas estão sumindo em Paulista
As “matas” de cimento de Paulista

“Parem de derrubar árvores”
Parem de derrubar árvores (127)
Recife vai ganhar 2000  árvores
Boulevard, árvores e ilhas de calor

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *