Parque da Macaxeira: piano para todos

Maior e um dos mais bonitos do Recife – embora ainda precise de mais arborização – o Parque Urbano da Macaxeira recebe  um dos maiores e premiados pianistas do Brasil.  Arthur Moreira Lima leva ao local o Projeto Um Piano pela Estrada, que é patrocinado pela Ultragaz. O artista encontra-se em viagem pelo País desde o último dia 6 de agosto. Até 6 de setembro, deverá ter percorrido  doze cidades localizadas em onze estados brasileiros. O concerto terá uma hora e meia de duração e é aberto ao público.  A previsão é que comece às 19h, mas é preciso chegar uma hora antes ao Parque, para retirada de ingressos, já que a apresentação é gratuita.

Como é habitual, o pianista vai mesclar música clássica universal (Beethoven, Mozart e Chopin) a clássicos da MPB (Luiz Gonzaga e Pixinguinha). Isso tudo sem desconsiderar o estilo musical da região.O concerto ocorre a bordo de caminhão-teatro que se transforma em um palco de 45 metros quadrados. O objetivo da empreitada é levar música clássica e popular brasileira gratuitamente a um público diversificado, além de incentivar a formação musical de jovens de comunidades locais. Desde o ano 2000, a Ultragaz leva projetos de cultura para diversas cidades. No primeiro semestre deste ano, uma carreta de Cinema Itinerante proporcionou diversas sessões de cinema para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, impactando 11.500 jovens.

O pianista Arthur Moreira Lima promete interagir e aguçar o desejo musical da plateia, de todas as faixas etárias, a cada concerto, dialogando sobre música, instrumentos e diversidade cultural do País.  O que é muito do seu feitio. Já vi concertos maravilhosos do carismático artista, que depois de nos brindar com interpretação dos maiores clássicos da música universal, de repente introduzia uma ciranda, cirandinha. Ou um parabéns para você.  Sempre, claro, com seu toque de gênio e é óbvio que a plateia delirava. O homem é um “monstro” no piano.  Sou super fã, até do seu jeito simples.

A proposta é que ONGs e instituições de ensino levem seus jovens talentos que fiquem responsáveis pela abertura dos espetáculos. Ao final dessa viagem cultural, a carreta  terá passado por Santos e Bauru (SP); Goiânia (GO); Belém (PA); Fortaleza (CE); Recife (PE); Nossa Senhora do Socorro (SE); Feira de Santana (BA); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Curitiba (PR) e Canoas (RS)As cidades são definidas de acordo com uma pesquisa que a Ultragaz realiza, periodicamente. Este projeto tem apoio das Prefeituras Municipais, Secretarias de Cultura e Ministério da Cultura e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Leia também:
Música erudita para crianças e adultos
Música para jovens e adultos de graça 
Música para todos os gostos e bolsos
Aprenda a gostar de música erudita
Concertos gratuitos na Boa Vista

Serviço:
Um Piano pela Estrada com Arthur Moreira Lima e Ultragaz
Quando :  Terça,  21 de agosto,  às 19h00
Quanto: gratuito, mas retirada dos ingressos começa a partir de 18h,  no local)
Onde: Parque da Macaxeira – Av Norte Miguel Arraes de Alencar s/n ( quem for pela Av 17 de Agosto, entra na Rua Coronel João do Rego Barros, atravessa o Açude de Apipucos e chega lá)

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.