Boulevard, árvores e ilhas de calor

Quase 50 mudas de pau-ferro, massaranduba e ipê de restinga começaram a ser plantadas em duas importantes ruas do bairro do Recife: Avenidas Cais do Apolo e  Rio Branco, esta última agora transformada em boulevard. E pelo que observo, a que mais necessita de presença verde, pois os bancos lá colocados para convivência da população ficam muitas horas expostos ao sol.

A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sdsma), e é fruto de uma compensação ambiental da Celpe (uma das empresas responsáeis por podas exageradas na cidade, a outra é a Emlurb). As vias vão receber exemplares de Pau-Ferro, Massaranduba e Ipê de Restinga. O plantio de 46 mudas deve ser concluído em cinco dias. E, quando adultas, as árvores devem ajudar a reduzir as ilhas de calor.

Atendendo ao que determina as recomendações do Manual de Arborização do Recife, as mudas terão cerca de quatro metros de altura. Dez mudas de Massaranduba e Ipês ocuparão os passeios do Boulevard da Avenida Rio Branco, e 36 de Pau-Ferro serão colocadas nos canteiros centrais do Cais do Apolo. De acordo com a SDSMA, o uso de mudas mais maduras visa aumentar o índice de sucesso do plantio, além de evitar a depredação. No Recife, 30 por cento das mudas plantadas não chegam à idade adulta. Ao todo, uma extensão de 1.280 metros será beneficiada com o acréscimo de vegetação.  O #OxeRecife adora noticiar plantio de árvores. Não é à toa que esse blog protesta sempre, quando vê uma árvore guilhotinada. Parem de derrubar árvores

Leia também:
Recife vai ganhar 2000 árvores
Compensação pela selva de concreto
Selva de concreto ganha compensação
Exemplos de amor ao verde no Recife
Atentado estético no Boulevard

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife Foto: Wesley D´Almeida/ Divulgação/ PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *